A arbitragem tem estado no centro da polémica na Premier League mas a Federação Inglesa de Futebol (FA) decidiu colocar um ponto final na contestação. O jogo entre o Newcastle e o Arsenal, de dia 4 de novembro, terá sido o ponto de rotura na situação, devido ao polémico golo de Anthony Gordon que deu a vitória aos Magpies e que gerou muitas críticas, principalmente, da parte dos gunners.

O 'Daily Mail' avança que, a FA já terá avisado os responsáveis dos clubes da primeira liga inglesa que irá aplicar medidas severas caso desrespeitem as equipas de arbitragem. Quem não obedecer passará a ser castigado com multas mais avolumadas e, dependendo da gravidade dos casos, podem arriscar a suspensão.

Estas medidas têm sido apelidadas como uma "limpeza" nos abusos e podem mesmo não ficar por aqui. Também estará a ser discutida a possibilidade de permitir que apenas os capitães possam comunicar com as equipas de arbitragem, algo que já acontece no rugby, tentando desta forma reduzir o número de casos.