O espanhol Roberto Martínez vai deixar o comando técnico do Wigan para poder assinar pelo Everton, depois de ter ganho a Taça de Inglaterra, mas não evitado a descida à segunda divisão inglesa de futebol.

O presidente do Wigan, Dave Whelan, anunciou esta terça-feira a decisão de Martinez, de 39 anos, que estava há quatro temporadas à frente do plantel do clube inglês.

"[Martinez] Pediu autorização para sair e foi-lhe dada. O Everton contactou-me e tem autorização para falar com ele", declarou Whelan, que se reuniu várias vezes com o treinador espanhol no decorrer da presente semana.

O dirigente inglês não deixou de recordar que o técnico espanhol «tem ainda 12 meses de contrato» para concluir de seguida que, se alguém quiser contratá-lo, terá de indemnizar o Wigan.

«Martinez sente que não é o homem indicado para liderar o nosso caminho de regresso à Premier League e eu tenho que aceitar esse sentimento», assinalou Whelan.

O presidente do clube, que vai agora disputar a Championship League, salientou, contudo, que «Roberto ama o Wigan e os seus adeptos», defendendo, no entanto, a necessidade de «seguir em frente e encontrar um substituto».

O ex-centrocampista espanhol, que assumiu o comando do plantel do Wigan em 2009, deixa o clube depois de ter conseguido a manutenção na "Premier" nas primeiras três temporadas e poucas semanas após ter vencido a Taça de Inglaterra, o que garantiu a a qualificação para a Liga Europa.