O Manchester United- Arsenal é o jogo grande deste fim-de-semana em Inglaterra. As duas formações são duas das equipas mais tituladas na Premier League e medem forças no próximo sábado em Old Trafford. No duelo entre dois grandes do futebol inglês, o ‘teatro dos sonhos’ vai ser o palco para receber o embate entre ambas as equipas.

Para além de toda a história que precede encontros entre ‘gunners’ e ‘red devils’, há que ter em conta quem vai estar nos bancos de suplentes. José Mourinho e Arsène Wenger não tem a melhor relação e têm protagonizado várias ‘batalhas’ numa guerra que passou dos relvados para as palavras.

A história e os registos não mentem e colocam muito favoritismo no Manchester United. Em 110 jogos em Old Trafford para o campeonato, os ‘red devils’ venceram por 50 vezes, empataram por 23 e saíram derrotados por 14 vezes.

Na memória de muitos continua o jogo em Old Trafford para a Premier League 2011/12. Na altura, Alex Ferguson era o treinador dos ‘red devils’ que ‘cilindrou’ sem dó nem misericórdia o Arsenal de Wenger. Em 90’ minutos de pura desinspiração, os ‘gunners’ foram derrotados por 8-2. Wayne Rooney foi o melhor em campo com três golos marcados numa tarde para recordar.

Os 8-2 do Manchester United ao Arsenal em 2011

Jogo no Relvado e ‘guerra’ nos bancos


O embate entre Manchester United e Arsenal vai ser o primeiro confronto de Mourinho frente à Wenger na sua aventura pelos ‘red devils’. A relação entre o francês e o português tem historial de não ser positiva e traz sempre algum enfâse aos embates entre os dois. Já por várias vezes, ambos os técnicos lançaram farpas um ao outro

Neste capítulo, José Mourinho vai entrar em Old Trafford com muitos motivos para sorrir. Frente a Arsène Wenger, o técnico luso tem um registo quase impecável. As equipas de Mourinho nunca perderam com o Arsenal de Wenger para o campeonato. De facto, só por uma vez os ‘gunners’ bateram Mourinho ( jogo da Supertaça de Inglaterra em 2015) sendo o total 15 jogos com oito vitórias do português, seis empates e uma derrota.

Os ‘maus fígados’ entre ambos os técnicos atingiu o apogeu quando em 2014, com Mourinho no Chelsea, Wenger contestou uma entrada de Cahill sobre Alexis Sánchez. Perante os protestos do francês, Mourinho deu resposta e acabou por ser empurrado por Arsène Wenger. Os ânimos exaltaram-se e foi preciso o árbitro serenar a situação.

O empurrão de Wenger a Mourinho

Dentro dos relvados, quem é que pode decidir ?


Passemos ao que realmente importa: o jogo dentro das quatro linhas que vai decidir quem leva a vitória. Um dos pontos assentes é que ambas as equipas precisam do triunfo. No sexto lugar, o Manchester United quer continuar a dura caminhada de recuperar pontos atrás dos outros candidatos ao título. Depois de uma série de maus resultados ( três empates e uma derrota), a equipa voltou às vitórias com um triunfo sobre o Swansea (3-1).

Do outro lado, o Arsenal precisa de vencer regressar ao topo da liga, mesmo que à condição. Os ‘gunners’ venceram três dos últimos cinco jogos, mas foram ultrapassados por Liverpool e Chelsea devido aos dois empates. ‘Reds e ‘blues’, seguem nas duas primeiras posições separadas por um ponto.

Em campo, Mourinho não vai poder contar com Ibrahimovic e Rooney também está em dúvida depois do escândalo de ter aparecido bêbado em várias fotografias. Desta feita, o ataque deve ser entregue ao jovens Anthony Martial e Marcus Rashford embora Juan Mata também possa fazer o papel de Rooney.

A linha da frente é o sector com mais mudanças numa equipa em que ainda se espera o melhor de Paul Pogba. O médio francês é o mais caro de sempre no futebol e é um dos mais escrutinados no plantel dos ‘red devils’. Podemos esperar de tudo no francês, seja bom ou mau.

Na equipa de Wenger, Bellerin é a grande ausência. O defesa direito está lesionado e não joga frente ao Manchester United. De resto, o treinador francês tem em equipa quase na força total para procurar a vitória.

No estilo de futebol rendilhado do Arsenal, Mesut Ozil é o jogador mais determinante. Já mostrou ao Mundo inteiro o que é capaz de fazer e ainda recentemente marcou um dos melhores golos do ano frente ao Ludogorets. O germânico é o distribuidor num meio campo/ataque que tem ainda Alexis Sánchez e Theo Walcott apontados à baliza defendida por De Gea.

Recorde o golaço de Ozil frente ao Ludogorets

O primeiro embate de Mourinho versão ‘red devil’ e Arsène Wenger está marcado para o próximo sábado. As duas equipas entram em campo às 12:30 horas em Old Trafford que se prevê cheia para receber o clássico do futebol inglês.