Um golo de Theo Walcott logo no primeiro minuto foi este sábado suficiente para o Arsenal se impor por 1-0 no estádio do “condenado” Queens Park Rangers, em jogo da 36.ª jornada do campeonato inglês de futebol.

Perante um adversário já despromovido ao segundo escalão, os “gunners” desperdiçaram muitas oportunidades para dilatar a vantagem, mas conseguiram responder ao triunfo conquistado horas antes pelo Tottenham na receção ao Southampton, também por 1-0.

Os “spurs” sofreram muito mais para conquistar os três pontos, tendo sido salvos por um golo tardio de Gareth Bale, que permitiu à equipa liderada pelo treinador português André Villas-Boas manter-se firme na corrida aos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época.

O médio galês quebrou a resistência da sua antiga equipa aos 86 minutos, concretizando o 20.º golo da prova, um registo que não era igualado por qualquer jogador dos “spurs” desde a temporada 1994/95, quando o alemão Jürgen Klinsmann cometeu idêntica proeza.

O Arsenal passou a somar 67 pontos, mais dois do que o Chelsea, que tem menos dois jogos realizados, e o Tottenham, que tem um encontro em atraso em relação aos “gunners” e que hoje começou a jogar com meia hora de atraso devido ao encerramento de uma autoestrada próxima do estádio.

O Chelsea, adversário do Benfica na final da Liga Europa, tentará recuperar o terceiro lugar no domingo, mas o encontro no estádio do Manchester United, líder da prova e virtual campeão inglês, não promete facilidades para os “blues”.

O Manchester City, resignado ao segundo lugar e à cedência do título ao rival citadino, ficou-se pelo “nulo” no reduto do tranquilo Swansea, enquanto o Wigan ganhou novo alento na luta pela manutenção, ao vencer por 3-2 no recinto do West Bromwich, graças a um golo de Callum McManaman aos 80 minutos, depois de ter estado por duas vezes em desvantagem.

O Reading, também se impôs, por 4-2, no estádio do Fulham, mas continua mergulhado no penúltimo posto, enquanto o Aston Villa afastou quase em definitivo o espetro da despromoção, ao vencer por 2-1 o Norwich, empatado com o Newcastle nos lugares ainda sob ameaça de despromoção, depois do empate 0-0 dos “magpies” com o West Ham.