O Chelsea pode ter “descarrilado” hoje definitivamente na corrida ao título, depois de perder em casa com o Liverpool por 2-1, num dos grandes jogos da 12.ª jornada da liga inglesa de futebol.

Com a terceira derrota sofrida nos últimos cinco jogos para o campeonato, o clube orientado por André Villas-Boas ficou agora a distantes 12 pontos do líder, o Manchester City, que na véspera tinha ganho ao Newcastle por 3-1.

Os londrinos arriscam mesmo a perder o quarto lugar ainda esta jornada, bastando para isso que os “vizinhos” do Tottenham pontuem quando receberem segunda-feira o Aston Villa, no embate que encerra a ronda.

Em Stamford Bridge, o Liverpool colocou-se pela primeira vez na frente do marcador aos 33 minutos, graças ao golo inaugural do argentino Maxi Rodriguez.

O Chelsea ainda conseguiu responder 10 minutos após o reatamento, por intermédio de Daniel Sturridge, mas os “reds” acabariam por assegurar o triunfo, o quarto consecutivo fora de casa, a três minutos do fim.

Já com Raul Meireles em campo (tinha rendido Ramires três minutos antes), Glen Johnson assegurou os três pontos para os forasteiros, que somam agora os mesmos pontos que Chelsea, Tottenham e Arsenal.

No sábado, o topo da classificação ficou inalterado, com as vitórias dos dois maiores clubes de Manchester. O City manteve a liderança com o triunfo por 3-1 sobre o Newcastle, seguindo-se, pouco depois, a vitória do perseguidor, e campeão em título, United no terreno do Swansea.

Um golo solitário do mexicano Javier Hernandez, logo aos 11 minutos, manteve o United a cinco pontos do City, a três dias dos “red devils” receberem o Benfica, na quinta e penúltima jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, no jogo que junta os dois líderes da série.