A prestação da seleção portuguesa frente à Coreia do Norte no Mundial 1966, dá mote a «Uma canção para Eusébio», lançada na quarta-feira no 70.º aniversário do pantera negra, e ao musical a estrear este ano.

Com letra de Carlos Fragateiro e música de Pedro Janela, a canção baseia-se no jogo para os quartos-de-final entre Portugal e Coreia do Norte em que a seleção portuguesa esteve a perder por 3-0 e venceu o jogo por 5-3, com quatro golos marcados por Eusébio da Silva Ferreira, no Mundial de Futebol de 1966, no Reino Unido.

Andreia Gomes e Petit Carmelino dão voz à canção que pretende assinalar os 70 anos de Eusébio e que, como Carlos Fragateiro disse à agência Lusa, servirá ainda de “sinal” de que vão começar a produzir o musical já anunciado há muito.

Carlos Fragateiro ainda não sabe a data de estreia do espetáculo mas garante que o local deverá ser Aveiro.

«Uma canção para Eusébio» será o tema do disco que Carlos Fragateiro gostava de lançar em maio, de forma a assinalar a estreia profissional de Eusébio, ocorrida em 1961 contra o Atlético.

Quanto ao musical, Carlos Fragateiro gostava que também assinalasse o jogo de 1966 quando, a 23 de julho, os “Magriços” venceram a Coreia do Norte por 5-3.

Sem ter um local escolhido para realizar o musical, Carlos Fragateiro gostava, porém, de o fazer num espaço aberto, onde houvesse um campo de futebol com bancadas de ambos os lados, um relvado e onde fosse possível instalar aparelhos de transmissão de imagens “videomapping”.

Antes da canção, ouve-se a voz de Artur Agostinho que, em 1966, relatou o jogo Portugal-Coreia do Norte.