Custou mas chegou. Ao 20.º encontro, Rui Vitória conseguiu finalmente vencer o FC Porto. Os 'dragões' deixaram de ser a única equipa do primeiro escalão à qual o treinador do Benfica nunca tinha ganho enquanto treinador nas competições nacionais de futebol.

Veja as melhores imagens do clássico

Nos 19 jogos anteriores com os ‘azuis e brancos', o melhor que o atual técnico do Benfica conseguiu foram seis empates, aos quais se somavam 12 derrotas. Com a vitória deste domingo no clássico da 7.ª jornada, o FC Porto deixou de ser a ‘besta negra' do técnico ribatejano.

Nestes 20 jogos que já disputou frente ao FC Porto, 16 foram para a I Liga, dois para a Taça de Portugal, outro na Taça da Liga e outro na Supertaça de Portugal. Ao todo as suas equipas marcaram 11 golos ao FC Porto e sofreram 37.

O Estrela da Amadora passa a ser a única formação que Rui Vitória não venceu, embora no caso dos amadorenses o registo se resuma a um só jogo, quando o treinador orientava o Fátima, da II Liga, e perdeu com o então clube primodivisionário (4-2), numa eliminatória da Taça de Portugal de 2007/08.

Desde que iniciou a carreira como técnico principal, em 2002/03, ao serviço do Vilafranquense, da II Divisão B, o atual ‘timoneiro' das ‘águias' defrontou 28 adversários da I Liga, em jogos das três competições nacionais.

Ao longo destes 16 anos nos bancos, os adversários ‘preferidos' de Rui Vitória foram Académica, atualmente na II Liga a quem venceu por 10 vezes, e Sporting de Braga, frente ao qual logrou 11 vitórias.

No pólo oposto está o FC Porto, que apenas venceu uma vez, sendo que o técnico defrontou os ‘dragões' em todas as equipas que dirigiu: Vilafranquense, Fátima, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Benfica.

De resto, o FC Porto continua ser a equipa que mais vezes venceu Rui Vitória (12 vezes), seguido do Sporting (11), do Benfica (10) e o Vitória de Setúbal (sete).

Desde que é treinador do Benfica, Rui Vitória somou uma vitória (a deste domingo), três derrotas e três empates, todos para a I Liga. Dessas três derrotas, duas foram em casa.

Os ‘azuis e brancos’, que estão invictos nos últimos seis jogos com as 'águias', perderam este domingo na Luz por 1-0, naquela que é a primeira vitória do Benfica sobre o seu rival nortenho nos últimos quatro anos. A vitória permite ao Benfica igualar o SC Braga na liderança da I Liga.

Veja o resumo do jogo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.