Não é novidade para quem olhe para os números presentes na tabela classificativa da I Liga, onde o Benfica está a sete pontos dos rivais FC Porto e Sporting apesar de ter o melhor ataque da prova, mas um olhar mais aprofundado para os registos defensivos dos '3 grandes' mostra que a diferença, esta época, tem estado mesmo na defesa.
Isto porque, se Sporting e FC Porto apresentam - quer na I Liga, quer no cômputo geral da época - uma média inferior a um golo sofrido por jogo, o Benfica supera a média de um golo sofrido por jogo no conjunto da temporada e fica também bem acima da média dos adversários diretos na corrida ao título se olharmos apenas para os encontros na I Liga.
Ao todo, esta temporada o Benfica já disputou 31 jogos oficiais e, no total, sofreu 33 golos. Uma média - pouco comum para um ' grande' - de 1,06 golos sofridos por jogo. E o problema vem desta época: na temporada passada, ao fim de 31 jogos o Benfica só tinha sofrido menos um golo (32).
Números bem distintos dos apresentados por FC Porto e Sporting. Os dragões levam, em 2021/22, um total de 27 jogos disputados e 24 golos sofridos (média de 0,89 golos sofridos por jogo) e os leões disputaram, ao todo, 28 jogos, tendo sofrido 23 golos (média de 0,82 golos sofridos por jogo).
Olhando apenas para a I Liga, a média de golos sofridos por jogo pelo Benfica - 0,94 - é também bem pior do que a de FC Porto (0,56) e Sporting (0,44).
Comentários