O adolescente Roger Fernandes está a ser um dos grandes destaques da pré-época do SC Braga. O jovem extremo de apenas 15 anos foi chamado por Carlos Carvalhal para integrar os trabalhos dos minhotos e está a impressionar o treinador.

Hoje, esteve em destaque na vitória dos minhotos diante do Moreirense, ao apontar o primeiro dos quatro golos dos bracarenses, num jogo particular de futebol realizado no Complexo Desportivo de Fão. O extremo português de ascendência guineense, de apenas 15 anos, inaugurou o marcador aos 25 minutos a passe de Mario González.

Esta sexta-feira, Carlos Carvalhal partilhou na sua página pessoa no Facebook uma história fantástica do esquerdino de 15 anos. Uma história que devia servir de inspiração aos jovens atletas.

"Uma história da vida que devia ser contada a todos os miúdos que estão na formação de todas as modalidades.
Roger tem 15 anos! Começou a jogar oficialmente há uns 2/3 meses nos sub-19.

Logo no início de época, em função da ausência do Galeno, perguntei ao Hugo (Boss da formação do SC Braga) qual o jogador que poderia fazer aquela posição… ele disse-me imediatamente, "gostava que visse o Roger".

O Roger começou a treinar e gostei dele desde o primeiro toque na bola! Gostei tanto que jogou a titular no primeiro jogo-treino com o Vizela.

Nesse dia à noite, como sempre, revi o jogo em casa! Uma das minhas preocupações era o posicionamento defensivo e ofensivo do Roger para o corrigir! Passam os minutos e nem um apontamento! Chego ao fim dos 45 minutos e a folha dele estava em branco… fiquei intrigado! Como é possível este miúdo estar tão identificado com o NOSSO jogo?!!

Hoje [sexta-feir] chamei-o e o diálogo foi mais ou menos assim:

- Roger, onde aprendeste a posicionar-te assim?
- mister, foi a ver vídeos!
- vídeos de quem?
- do Braga! E como o mister me meteu na posição do Galeno, eu estive atento para ver como se posicionava! Vi como se movimentada e procurei fazer igual!
- e percebeste tudo?
- só tenho uma dúvida
Dizia respeito a um determinado posicionamento do lateral adversário. Um aspecto de detalhe…

FANTÁSTICO

Ele não foi ver o Barcelona ou o Liverpool! Ele estudou a equipa onde quer jogar! As ideias fundamentais e depois foi procurar nas imagens o posicionamento do jogador que joga na sua posição para o estudar!

Nunca tinha vivido uma situação destas, mas entendo que isto deva ser partilhado como exemplo positivo, para aqueles que um dia querem jogar na equipa principal dos seus clubes.

Não faço ideia se o jovem Roger vai ser jogador a sério! Mas que está no bom caminho, está sem duvida alguma.

Carlos Carvalhal

(Treinador da equipa profissional do S C Braga)"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto