Marcel Keizer chegou a Alvalade há menos de um mês, mas já conseguiu levar a equipa do Sporting a três vitórias em três jogos, com 13 golos marcados e apenas três sofridos - algo impensável aquando da saída de José Peseiro. Esta quarta-feira, o jornal 'A Bola' revela quais são os segredos do treinador holandês.

Para começar, Keizer procura transmitir uma mensagem pautada pelo "pragmatismo e simplicidade" para que esta seja mais facilmente entendida pelos jogadores. O treinador holandês considera que se o seu discurso foi simples e direto, a mensagem chega mais rapidamente ao plantel.

Além disso, Marcel Keizer tenta ainda passar as suas ideias aos jogadores de forma faseada, ou seja, em vez de chegar e depositar toda a informação no grupo, o holandês prefere passar a mensagem aos poucos e poucos. Este 'segredo' aplica-se especialmente nas mensagens técnico-táticas e motivacionais, mas também nos exercícios no treino.

Segundo 'A Bola', Marcel Keizer opta ainda pela inovação. O treinador holandês tem feito uma gestão de folgas diferente daquela que os jogadores estavam habituados, o que tem agradado ao plantel. Mas não são apenas os jogadores que estão rendidos ao novo técnico leonino: também o staff está satisfeito com Keizer.

O holandês aposta bastante na comunicação e, além de se preocupar com a mensagem que passa, procura também escutar as mensagens que lhe tentam passar. Keizer tem em conta as opiniões e observações de todos os departamentos antes de tomar uma decisão, o que tem agradado a toda a equipa que trabalha na Academia de Alcochete.

No setor tático, Keizer nunca abandona o 4x3x3 e tenta nas sessões de trabalho implementar as suas ideias na equipa: jogar subido, atacar muito, construir desde o guarda-redes, explorar o meio-campo ofensivo. Quanto à defesa, uma rápida recuperação de bola é a ideia principal de Keizer, que defende que caso os jogadores não consigam recuperar em cinco segundos... devem fazer falta.