O Sporting foi o primeiro dos 'três grandes' a abrir as 'oficinas' para a a nova época. A temporada 2019/2020 arrancou na passada quinta-feira, com os habituais exames médicos, antes do trabalho de campo.

A equipa técnica liderada por Marcel Keizer trabalha com 22 jogadores, mas o técnico holandês ainda não tem o plantel todo disponível, com alguns futebolistas autorizados a apresentarem-se mais tarde, entre os quais alguns que estiveram em compromissos de seleções.

A SAD liderada por Frederico Varandas tem estado muito ativo no mercado e já assegurou cinco jogadores nesta janela de transferências. Eduardo, médio de 24 anos, ex-Belenenses, foi o último a ser apresentado, esta terça-feira, juntando-se assim aos avançados Luciano Vietto e Rafael Camacho e aos defesas Luís Neto e Valentin Rosier.

A estes cinco, juntam-se os vários jogadores que voltaram ao clube, após empréstimo. Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Ivanildo Fernandes, Matheus Pereira e Daniel Bragança, que estiveram emprestados a Légia Varsóvia, Estoril Praia, Moreirense, Nuremberga e Farense, respetivamente, trabalham às ordens de Marcel Keizer.

Treino do Sporting
Treino do Sporting créditos: Sporting CP

Jefferson foi autorizado a apresentar-se mais tarde, Ristovski, Bruno Fernandes e Gonzalo Plata devem iniciar os trabalhos na próxima quinta-feira, dois dias antes do regresso previsto do brasileiro Wendel, enquanto Borja, Coates, Acuña, Bruno Gaspar e Diaby ainda estão ao serviço das respetivas seleções.

A grande incógnita é Bruno Fernandes. Depois de uma época assombrosa, o médio é o jogador com mais mercado no plantel. Inglaterra parece ser o destino mais provável mas, até agora, o Sporting não recebeu nenhuma proposta que satisfaça as exigências da SAD. O mais certo é sair mas, se ficar, o médio de 24 anos terá um aumento salarial, como prometeu Frederico Varandas. O presidente do Sporting já disse que o clube irá continuar no mercado à procura de bons negócios mas, por agora, não se prevê entradas.

No que as saídas diz respeito, Bruno Gaspar e Jefferson deverão ser emprestados ou vendidos. A chegada de Neto deverá 'empurrar' André Pinto para a porta de saída já que o Sporting tem, neste momento, seis defesas centrais.

Cinco jogos de pré-época antes da Supertaça com Benfica

No que a jogos diz respeito, os 'leões' vão disputar cinco partidas antes do primeiro jogo oficial frente ao Benfica, na Supertaça de Portugal. Os jogadores às ordens de Marcel Keizer continuarão a mostrar valor no estágio que a equipa irá fazer na Suíça. Já no dia 10 de julho, frente ao FC Rapperswil-Jona, da segunda divisão da Suíça, os atletas terão a primeira oportunidade para mostrar o que valem. Três dias depois, novo jogo, agora com o Saint-Gallen.

Com o evoluir do estágio, os jogos vão subindo de dificuldades. No dia 19 há jogo com o Club Brugge da Bélgica, no Jan Breydelstadion e, cinco dias depois, o Sporting irá colocar a prova o campeão europeu, Liverpool, num jogo marcado para o dia 24 de julho no Yankee Stadium, em Nova Iorque. Em Portugal, o Sporting tem previsto o embate com os espanhóis do Valência no dia 28 de julho, no Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Marcel Keizer num treino do Sporting
Marcel Keizer num treino do Sporting créditos: Sporting CP

Plantel provisório do Sporting para a época 2019/20:

- Guarda-redes: Renan, Luís Maximiniano e Diogo Sousa.

- Defesas: Mathieu, Ivanildo Fernandes, Borja, Luís Neto (ex-Zenit São Petersburgo, Rus), Tiago Ilori, Coates, Bruno Gaspar, André Pinto, Ristovski e Jefferson.

- Médios: Doumbia, Battaglia, Bruno Fernandes, Miguel Luís, Wendel, Marcus Acuña e Matheus Pereira.

- Avançados: Raphinha, Vietto (ex-Fulham, Ing), Diaby, Bas Dost, Luiz Phellype, Gonzalo Plata, Iuri Medeiros e Jovane Cabral.

Treinador: Marcel Keizer.

Saídas confirmadas: Francisco Geraldes (AEK Atenas, Gre), Salin (Rennes, Fra), Jonathan Silva (Leganés, Esp) e Nemanja Gudelj (fim do empréstimo).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.