O Sporting foi o primeiro dos 'três grandes' a abrir as 'oficinas' para a a nova época. A temporada 2019/2020 arrancou na passada quinta-feira, com os habituais exames médicos, antes do trabalho de campo.
A equipa técnica liderada por Marcel Keizer trabalha com 22 jogadores, mas o técnico holandês ainda não tem o plantel todo disponível, com alguns futebolistas autorizados a apresentarem-se mais tarde, entre os quais alguns que estiveram em compromissos de seleções.
A SAD liderada por Frederico Varandas tem estado muito ativo no mercado e já assegurou cinco jogadores nesta janela de transferências. Eduardo, médio de 24 anos, ex-Belenenses, foi o último a ser apresentado, esta terça-feira, juntando-se assim aos avançados Luciano Vietto e Rafael Camacho e aos defesas Luís Neto e Valentin Rosier.
A estes cinco, juntam-se os vários jogadores que voltaram ao clube, após empréstimo. Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Ivanildo Fernandes, Matheus Pereira e Daniel Bragança, que estiveram emprestados a Légia Varsóvia, Estoril Praia, Moreirense, Nuremberga e Farense, respetivamente, trabalham às ordens de Marcel Keizer.
Jefferson foi autorizado a apresentar-se mais tarde, Ristovski, Bruno Fernandes e Gonzalo Plata devem iniciar os trabalhos na próxima quinta-feira, dois dias antes do regresso previsto do brasileiro Wendel, enquanto Borja, Coates, Acuña, Bruno Gaspar e Diaby ainda estão ao serviço das respetivas seleções.
A grande incógnita é Bruno Fernandes. Depois de uma época assombrosa, o médio é o jogador com mais mercado no plantel. Inglaterra parece ser o destino mais provável mas, até agora, o Sporting não recebeu nenhuma proposta que satisfaça as exigências da SAD. O mais certo é sair mas, se ficar, o médio de 24 anos terá um aumento salarial, como prometeu Frederico Varandas. O presidente do Sporting já disse que o clube irá continuar no mercado à procura de bons negócios mas, por agora, não se prevê entradas.
No que as saídas diz respeito, Bruno Gaspar e Jefferson deverão ser emprestados ou vendidos. A chegada de Neto deverá 'empurrar' André Pinto para a porta de saída já que o Sporting tem, neste momento, seis defesas centrais.
Cinco jogos de pré-época antes da Supertaça com Benfica
No que a jogos diz respeito, os 'leões' vão disputar cinco partidas antes do primeiro jogo oficial frente ao Benfica, na Supertaça de Portugal. Os jogadores às ordens de Marcel Keizer continuarão a mostrar valor no estágio que a equipa irá fazer na Suíça. Já no dia 10 de julho, frente ao FC Rapperswil-Jona, da segunda divisão da Suíça, os atletas terão a primeira oportunidade para mostrar o que valem. Três dias depois, novo jogo, agora com o Saint-Gallen.
Com o evoluir do estágio, os jogos vão subindo de dificuldades. No dia 19 há jogo com o Club Brugge da Bélgica, no Jan Breydelstadion e, cinco dias depois, o Sporting irá colocar a prova o campeão europeu, Liverpool, num jogo marcado para o dia 24 de julho no Yankee Stadium, em Nova Iorque. Em Portugal, o Sporting tem previsto o embate com os espanhóis do Valência no dia 28 de julho, no Troféu Cinco Violinos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Plantel provisório do Sporting para a época 2019/20:
- Guarda-redes: Renan, Luís Maximiniano e Diogo Sousa.
- Defesas: Mathieu, Ivanildo Fernandes, Borja, Luís Neto (ex-Zenit São Petersburgo, Rus), Tiago Ilori, Coates, Bruno Gaspar, André Pinto, Ristovski e Jefferson.
- Médios: Doumbia, Battaglia, Bruno Fernandes, Miguel Luís, Wendel, Marcus Acuña e Matheus Pereira.
- Avançados: Raphinha, Vietto (ex-Fulham, Ing), Diaby, Bas Dost, Luiz Phellype, Gonzalo Plata, Iuri Medeiros e Jovane Cabral.
Treinador: Marcel Keizer.
Saídas confirmadas: Francisco Geraldes (AEK Atenas, Gre), Salin (Rennes, Fra), Jonathan Silva (Leganés, Esp) e Nemanja Gudelj (fim do empréstimo).
Comentários