Abel Xavier, antigo internacional português, é o embaixador da Semana Contra o Racismo e Violência no Desporto, iniciativa organizada pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) que decorre entre os dias 24 de Fevereiro e 2 de Março.

«Só posso ser solidário com uma iniciativa que é mais uma chamada de atenção para a consciência das pessoas. Entre tantas questões que infelizmente ainda se colocam na sociedade de hoje em dia, existe esta do

Racismo que pura e simplesmente não devia imperar em pleno século XXI», afirma Abel Xavier.

Joaquim Evangelista destaca Abel Xavier como um dos grandes exemplos de integração pelo futebol.

«É uma figura incontornável do futebol português, que sempre se assumiu nas suas diferenças e convicções. É um ex-futebolista que nasceu em Moçambique, fez carreira na Europa e acabou-a na América. Somou 20 internacionalizações pela Selecção Nacional e jogou em 14 clubes de 8 países diferentes», disse o presidente do Sindicato dos Jogadores.

O programa da Semana Contra o Racismo e Violência no Desporto arranca na próxima sexta-feira, na Praça do Martim Moniz, onde estará sediado o evento.

A Câmara Municipal de Lisboa associou-se à iniciativa disponibilizando uma praça que simboliza a integração das mais variadas raças e línguas. Naquele
espaço será construída uma tenda e um campo de futebol, infraestruturas onde irão decorrer diversas actividades. Durante o fim-de-semana da jornada 20, a campanha contra o Racismo estende-se aos jogos da Liga Zon Sagres.