O antigo internacional português Abel Xavier disse hoje à agência Lusa que está pronto para iniciar a carreira de treinador, depois de ter concluído um curso de treinador promovido pela Federação Alemã de Futebol.

Abel Xavier, de 40 anos, foi um dos 28 participantes de vários países num licenciamento de treinador nível A, o nível superior, promovido pela federação germânica em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

«Estive lá três semanas e meia e foi honroso ter sido convidado. Adquiri conhecimentos e foi uma oportunidade de perceber a afirmação da formação alemã, como é reconhecido por ter duas equipas na final Liga dos Campeões e pela renovação da seleção alemã desde 2004», disse Abel Xavier, em declarações à Lusa.

O antigo internacional português, que conheceu diversos clubes em vários países ao longo da sua carreira como jogador, explicou que já foi alvo de várias hipóteses para regressar ao futebol.

«Ao longo deste tempo, depois de ter terminado a carreira, tenho tido diversas abordagens no futebol, do dirigismo à área técnica, mas optei por um período de reflexão e por adquirir conhecimentos, pois ser jogador de futebol é diferente de ser treinador», salientou.

Agora, Abel Xavier diz que está pronto para iniciar a sua carreira de treinador, explicando que mais importante do que o clube será o projeto.

«Já fui abordado para vários setores, mas as minhas valências e conhecimentos devem ser canalizados para a área técnica. Não está em causa um clube, mas sim projetos. Tenho maturado ideias para encontrar a estrutura correta para iniciar a minha carreira», concluiu.

Antes de terminar a carreira futebolística nos norte-americanos dos LA Galaxy, Abel Xavier alinhou no Middlesbrough, Everton e Liverpool (Inglaterra), Bari e Roma (Itália), Hannover (Alemanha), Galatasaray (Turquia), PSV Eindhoven (Holanda), Oviedo (Espanha), Benfica e Estrela da Amadora.

Com a camisola das “quinas”, disputou o Euro2000 e o Mundial2002.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.