
O Benfica, claro vencedor do Nacional, termina a 20ª jornada da Liga na frente da classificação, recuperando ao FC Porto a liderança provisoriamente perdida no sábado à noite.
Quando o campeonato avança para o seu último terço, a luta pelo título fica reduzida a dois, com Benfica e 'dragões' separados por um ponto e o Sporting já a 10 pontos, depois da derrota no Porto.
Os ‘leões’ terão agora de se concentrar na luta pelo terceiro lugar, em que também estão diretamente envolvidos Sporting de Braga e Vitória de Guimarães. Mais atrás, concorrendo para o sexto lugar que pode valer a Liga Europa, a competição é intensa, com cinco equipas separadas por um ponto.
Na Luz, Jonas voltou a ser o ídolo, como na última época, assinando dois belos golos, aos 26 e 35 minutos. Na segunda parte, o grego Mitroglou compôs o resultado, para uma vitória sem qualquer contestação do tricampeão nacional.
Sábado, funcionaram melhor as 'inovações' do FC Porto, nomeadamente o brasileiro Soares, ex-Vitória de Guimarães, que bisou no seu primeiro jogo após as mudanças de janeiro, com golos aos 06 e 40. Alan Ruiz ainda reduziu, aos 60, e depois o guarda-redes espanhol Casillas foi determinante em segurar a vantagem tangencial do FC Porto.
O Benfica lidera, com 48 pontos, o FC Porto tem 47 e o Sporting 38. A 'fazer pressão' está o Sporting de Braga, que tem 36 pontos e recebe segunda-feira o Estoril-Praia, e o Vitória de Guimarães, com 35, após a derrota em Paços de Ferreira na sexta-feira (2-0).
Mais atrás, aparecem Desportivo de Chaves, Marítimo e Vitória de Setúbal, com 28 pontos.
Os sadinos perderam hoje à tarde em Arouca, por 2-1 - os arouquenses, grande revelação da época passada, com ida à Liga Europa, chegaram a estar no último lugar, mas estão agora em nítida recuperação e chegam aos 27 pontos, tantos quanto tem o Rio Ave.
Além dos jogos em Arouca e na Luz, também se jogou no Restelo, com o 'nulo' entre Belenenses e Tondela, clube que assim cedeu a lanterna-vermelha.
O Tondela passou a ter 14 pontos, mais um do que o Nacional e apenas menos um do que o Estoril, primeira equipa acima da linha de despromoção.
Comentários