O Sporting está a vencer ao intervalo o Rio Ave por 1-0. O único golo marcado até ao momento foi de autoria de Alan Ruiz. O jogador argentino aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta de Cássio depois de os ‘vila-condenses’ terem assustado.

Com duas mexidas no onze, Jorge Jesus voltou a confiar em Alan Ruiz para apoiar Bas Dost. O argentino está em crescendo de forma e aparenta já ter conquistado a confiança do técnico leonino. Na defesa, Jesus trocou Rúben Semedo e Bruno César por Paulo Oliveira e Jefferson. No entanto, o ‘chuta-chuta’ manteve o seu lugar nas opções do clube leonino.

O Sporting entrou a querer dominar no seu 4-4-2 habitual. Bas Dost era a referência no centro do ataque com Alan Ruiz nas suas costas. Nas alas, Bruno César e Gelson Martins ofereciam mais opções ao ataque. Do lado do Rio Ave a aposta era no contra-ataque rápido. Foi num destes lances que Krovinovic, aos 12 minutos, fez o primeiro remate de perigo. Perda de bola no meio-campo de William de Carvalho e o croata rematou para defesa apertada de Rui Patrício.

O guarda-redes voltou a fazer uma intervenção preciosa ao negar o golo a Gonçalo Paciência aos 17 minutos. Depois de um remate prensado de Gil Dias, o avançado português tentou uma espécie de chapéu, mas o internacional português, no seu jogo 400, evitou a abertura do marcador.

Na resposta, o Sporting abriu o marcado no Estádio de Alvalade. William de Carvalho conduziu a bola até à entrada da área onde deixou para Gelson. O extremo rematou para defesa incompleta de Cássio. Na recarga, Alan Ruiz fez o golo.

O golo dos ‘leões’ trouxe algum controlo ao Sporting que ia tentando chegar ao segundo tento. Do outro lado, Rúben Ribeiro liderava a oposição ‘vila-condense’ na tentativa de chegar ao empate. Só voltou a existir perigo aos 40 minutos quando Gelson arrancou em velocidade pela direita. O extremo leonino cruzou rasteiro com peso e medida, mas Bas Dost não chegou a tempo de encostar.

O Sporting segue na terceira posição do campeonato e pode, à condição, recuperar três pontos ao Benfica que só joga no domingo frente ao SC Braga. Os ‘leões’ somam 41 pontos, menos 13 do que o líder FC Porto e 10 pontos do que os ‘encarnados’. O Rio Ave segue na décima posição da Primeira Liga com 28.