A maioria dos clubes aprovou, esta quinta-feira, o alargamento de 16 para 18 os clubes a disputarem na próxima época a I Liga. Igualmente aprovado, com 35 votos a favor, 11 contra e uma abstenção, foi o sistema de "Liguilha" para encontrar os outros dois clubes que subirão ao escalão principal, além do primeiro e segundo classificado da II Liga.

Conforme o regulamento aprovado, o 15.º classificado da I Liga defrontará o quarto classificado da II Liga e a equipa que terminar o campeonato do primeiro escalão na 16.ª posição defrontará o terceiro posicionado da II Liga.

Os encontros disputar-se-ão em duas mãos, sendo que as equipas da II Liga receberão primeiro as da I Liga.

Caso o campeonato terminasse neste momento, conforma as posições nas duas tabelas,  o Desportivo das Aves (3.º da II Liga) defrontaria a União de Leiria (16.º da I Liga) e a Naval 1.º de Maio (4.º da II Liga) mediria forças com a Académica (15º da I Liga). No entanto, ainda faltam duas jornadas em ambos campeonatos, podendo haver mexidas nos lugares.

A faltarem duas jornadas, a formação da Vila das Aves já consolidou, pelo menos, a terceira posição.

Dos três grandes, sabe-se que o Sporting votou a favor.

Apesar de ter sido aprovado esta tarde na sede da Liga de Clubes, no Porto, este regulamento terá de ser ratificado pela Federação Portuguesa de Futebol na Assembleia Geral de 13 de maio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.