Rúben Amorim admitiu, na zona de entrevistas rápidas, que o título está perdido. O Sporting tem menos nove pontos que o FC Porto quando faltam disputar quatro jornadas.

O título está perdido para o FC Porto? "Sim, está. Temos de fechar o que falta, tentar ir à final da Taça de Portugal, fazer tudo para isso, sabendo que é um momento duro na época para os sportinguistas. Mas ainda temos a Taça de Portugal e lutar para o segundo lugar, que não está fechado. Agora é levantar a cabeça, quinta-feira há mais um jogo".

Veja as melhores imagens do dérbi!

O que correu mal na estratégia do Sporting? "Praticamente tudo. Apesar de termos a iniciativa, foi um jogo desinspirado. Sofremos um golo onde a bola está claramente controlada. O Benfica jogou muito baixo, à espera do nosso erro. E faltou-nos inspiração, no último passe, no cruzamento, nas bolas paradas… Nesses momentos, quando não há inspiração, torna-se difícil. Mas houve transpiração, tentaram o máximo. É futebol. É duro, quando se perde a oportunidade, na minha opinião, de lutar por um título, mas há que levantar a cabeça porque agora temos a Taça de Portugal e esse é o nosso foco."

FC Porto será um campeão justo? "Quando for matematicamente… Todos os campeões costumam ser justos. Para mim, não ganhando, nada mais interessa. É seguir em frente, temos a Taça de Portugal."

Resultado é mais mérito do Benfica ou demérito do Sporting? "Tudo junto. Estão adversários que defendem e mesmo com muita gente é preciso saber defender. Eles souberam defender, tiraram-nos alguma imaginação. Foi claramente um dia desesperado da nossa equipa. Mas houve esforço, há jogos assim."

Surpreendido  com a estratégia do Benfica? "Eles têm jogadores rápido e aproveitaram isso. Apanharam-se em vantagem muito cedo e tivemos de lutar contra isso. Controlar as transições e arranjar soluções. Faz parte. A verdade é que o resultado dita uma vitória do Benfica, a estratégia do treinador do Benfica foi melhor do que a do treinador do Sporting. Temos de levantar a cabeça, temos uma prova para disputar na quinta-feira e é isso que vamos fazer."

Semana de todas as decisões no Sporting: "Sem dúvida, não há problema com isso. É sinal que o Sporting está nas fases das decisões. Tudo pode mudar numa semana. É muito duro o dia de hoje, mas quinta-feira podemos ter um dia bom. Depende muito de nós, sabendo que vamos em desvantagem, mas que somos capazes de fazer melhor."

Derrota poderá afetar os jogadores? "Ninguém sabe. Por mim não. No que depender de mim, e sei os jogadores que tenho, vamos dar o máximo para estar na final da Taça de Portugal. É um título que queremos conquistar. Temos de levantar a cabeça. O futebol é assim, está sempre a correr, não pára."

O Benfica venceu hoje o campeão Sporting por 2-0, em Alvalade, e 'entregou', praticamente, o título ao FC Porto, no jogo ‘grande’ da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Os ‘encarnados’, terceiros, passaram a somar 67 pontos, contra 73 dos ‘leões’, segundos, agora a nove do líder FC Porto, que pode assegurar o título já na próxima ronda, se somar mais um ponto em Braga do que os ‘leões’ no Bessa, em 25 de abril.

O avançado uruguaio Darwin Núñez foi a grande figura do encontro, ao inaugurar o marcador, com o seu 25.º golo na prova, assistido pelo belga Jan Vertonghen, aos 14 minutos, e fazer o passe para o suplente Gil Dias fechar a contagem, aos 90+3.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.