Rúben Amorim vai atingir mais um marco histórico no comando técnico do Sporting. Quando os leões entrarem em campo na visita ao Tondela no próximo sábado, Amorim vai fazer o seu 100.º como treinador principal da turma de Alvalade. Torna-se, apenas, no sétimo treinador 'centenário' da história do clube.

À frente de Rúben Amorim na lista de treinadores com mais jogos disputados ao leme do Sporting surgem Joseph Szabo (270), Paulo Bento (194), Jorge Jesus (156), Fernando Vaz (133), Juca (116) e Carlos Queiroz (105), sendo que este deverá ser ainda esta época ultrapassado pelo atual treinador leonino.

E se em número de jogos Amorim é 'só' o 7.º desta tabela, no que a vitórias diz respeito é o sexto treinador com mais triunfos da História dos leões (já lá vão 72).

E se olharmos para a percentagem de vitórias por jogo, Amorim ocupa também o sexto lugar no 'ranking' (72,7%), mas se considerarmos apenas os 25 treinadores que ao longo da História orientaram a formação leonina em mais do que meia centena de jogos, então Rúben Amorim sobe ainda mais no ranking: é 2.º, apenas superado pelo lendário que teve três passagens pelo comando técnico do Sporting entre as décadas de 1930 e 1950, conquistando três títulos de campeão nacional e três Taças de Portugal.

Amorim estreou-se ao leme da equipa principal de futebol do Sporting há pouco mais de dois anos, a 8 de março de 2020, numa receção ao Desportivo das Aves (vitória por 2-0).  Deste então, somou 72 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, tendo erguido quatro troféus: 1 campeonato nacional, 1 supertaça e 2 Taças da Liga.