Resumo
Um golo de Bas Dost, aos 85 minutos, garantiu ao Sporting a vitória em casa do Rio Ave por 1-0, em jogo da 10.ª jornada da I Liga de futebol.

O golo de Bas Dost surgiu já na reta final do encontro e permitiu ao avançado holandês isolar-se na segunda posição dos melhores marcadores com oito golos, menos quatro do que o brasileiro Jonas, que comanda com 12.

A vitória permite ao Sporting isolar-se no comando da prova com 26 pontos, mais um do que o FC Porto, que joga no sábado em casa do Boavista, enquanto o Rio Ave é sexto com 14.
Momento-chave
Bas Dost voltou a salvar a equipa de Alvalade ao marcar, quando faltavam cinco minutos para os 90. Battaglia na esquerda a cruzar, Bas Dost cabeceou para a baliza, ainda acertou no poste, mas a bola acabou mesmo por entrar, conseguindo assim, à segunda, a vantagem para os verdes e brancos.

Figura do encontro
Rui Patrício merece este título. O guarda-redes internacional do Sporting exibiu-se a um grande nível, com grandes defesas. Patrício defendeu remates de Guedes, Oscar Barreto, Nuno Santos e Marcelo.

Lances polémicos
Aos 39 minutos, o árbitro Jorge Sousa ‘travou’ um ataque do Sporting, comandado por Gelson Martins, tendo ficado muitas dúvidas quanto ao fora de jogo assinalado pelo árbitro do Porto. Perto do minuto 70, os adeptos leoninos festejaram o golo de Bruno Fernandes, mas o lance foi anulado posteriormente pelo VAR. Bas Dost assistiu Bruno Fernandes, este atirou para o fundo das redes, batendo Cássio. Mas Jorge Sousa recorreu ao vídeo-árbitro e anulou por fora-de-jogo.

Curiosidades
Foi a terceira vez que Bas Dost deu três pontos ao Sporting esta época, após os jogos com o Feirense (3-2) e Vitória de Setúbal (1-0). O avançado holandês fez mais golos nos primeiros 15 jogos esta época do que na temporada passada no Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.