Sólido, consistente e goleador. Quem dera a Rúben Amorim voltar o filme atrás e que o campeonato estivesse apenas no seu início. Mas não está, e os leões, há muito fora da corrida do título, só podem almejar a um lugar Champions. Mas SC Braga e FC Porto que se cuidem, uma vez que este leão está saudável e recomenda-se.

Veja o resumo da partida

Quinta vitória consecutiva do Sporting, que teve a capacidade para aproveitar dois erros defensivos graves dos açorianos. Os verdes e brancos dominaram a belo prazer, sobretudo na primeira parte onde foram mesmo avassaladores.

Rúben Amorim apostou em Arthur Gomes, face às ausências de Bellerín e Esgaio e a escolha não desiludiu. St. Juste e Morita foram para o banco. Coates ficou a descansar face aos compromissos internacionais.

Com urgência em inverter um ciclo muito negativo, os açorianos acabaram por ser penalizados por uma notória fragilidade na zona recuada. O Sporting foi dono e senhor do jogo desde o primeiro segundo, e construiu um triunfo tranquilo, com destaque para a inspiração do trio Paulinho, Edwards e Trincão.

Os leões foram para o intervalo a vencer por 2-0, mas podiam ter chegado à goleada antes do descanso, com Paulinho a desperdiçar e Inácio a atirar à barra. O dianteiro português abriu as contas e Trincão com um remate cruzado colocaram os verdes e brancos a vencer por 2-0.

Na segunda parte, o Sporting baixou o ritmo, mas ainda assim conseguiu dilatar a vantagem. Sagna deixou a bola escapar para Paulinho, com o dianteiro a assistir para o 3-0 de Edwards.

Amorim fez descansar algumas pedras, e o jogo permitiu ainda a entrada de Luís Neto - não jogava desde setembro - e Rochinha. O Santa Clara ainda esteve perto do golo próximo do apito final, com uma bola enviada à barra, mas a história do jogo estava escrita.

Quinta vitória consecutiva do Sporting, numa confirmação do bom momento do conjunto leonino. O Santa Clara continua preso na última posição da tabela.

Momento

O golo de Paulinho apontado ao minuto 14´. Abriu caminho para uma vitória sólida e robusta e abalou o Santa Clara. A partir desse momento, os leões arrancaram para uma exibição consistente.

Melhores

Marcus Edwards

Cheio de perfume nos pés, o inglês esteve particularmente inspirado e foi para cima dos adversários com a sua técnica e velocidade alucinantes. Fez a assistência para Trincão e o 3-0, num excelente golo depois de driblar um adversário.

Arthur

Exibição muito sólida do brasileiro, ao ocupar a ala direita. Esteve bem nas compensações, e no ataque deu muita largura a equipa. Passou o teste.

Reações

Rúben Amorim lamenta pontos perdidos no início da época, Luís Neto emocionado no regresso

Danildo Accioly disse que Santa Clara tem tarefa árdua pela frente, Ygor Nogueira reconheceu superioridade do Sporting