Golos de Vinicius e de Pizzi na segunda parte permitiram este sábado ao Benfica virar o resultado e vencer em casa do Santa Clara por 2-1, em jogo da 11.ª jornada da I Liga de futebol.

A equipa açoriana adiantou-se aos 17 minutos, através de Carlos Júnior, mas os campeões nacionais viraram o resultado na segunda metade, através de tentos de Carlos Vinicius, aos 54, e de Pizzi, aos 78, que assim se mantém como o melhor marcador da prova, agora com oito golos.

A vitória permite ao Benfica atingir os 30 pontos e alargar para cinco a sua vantagem na liderança do campeonato, mas agora com mais um jogo do que o FC Porto, segundo e que atua no domingo em casa do Boavista, enquanto o Santa Clara é 10.º com 13.

As equipas

O treinador do Benfica apresentou quatro alterações na equipa inicial face ao jogo a meio da semana com o Lyon, para a Liga dos Campeões. André Almeida, Jardel, Pizzi e Seferovic foram titulares, em detrimento de Tomás Tavares, Ferro, Gedson e Vinícius.

Santa Clara
Equipa inicial: Marco; Rafael Ramos, César, João Afonso e Sanussi; Nené, Francisco Ramos, Rashid e Carlos Jr; Zé Manuel e Thiago Santana.
Suplentes: André Ferreira, Fábio Cardoso, Ukra, Lincoln, Lucas Marques, Patrick Vieira e Schettine.

Benfica

Equipa inicial: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Pizzi, Florentino, Gabriel e Cervi; Chiquinho e Seferovic.
Suplentes: Zlobin, Raúl de Tomás, Taarabt, Gedson, Tomás Tavares, Carlos Vinícius e Ferro.

O jogo: Custou, mas foi...

O Santa Clara entrou no jogo muito bem organizado a nível defensivo e a criar muitas dificuldades à equipa do Benfica. Os encarnados tinham mais bola e até dominavam o jogo, mas os açorianos mostrava mais facilidade em criar perigo, enquanto fechavam espaços aos encarnados.

Aos 17 minutos tudo mudou. Um cruzamento milimétrico de Rafael Ramos levou a um desvio certeiro de cabeça de Carlos Júnior, que inaugurou o marcador e surpreendeu os encarnados. Estava inaugurado o marcador e estava instalado o caos no Benfica.

A equipas de Lage voltava assim a sofrer golos no campeonato nacional, depois de quatro jornadas sem sofrer. Enquanto Carlos Júnior assinava o segundo golo nesta época.

Depois do golo, os encarnados mostraram ter ficado afetados e o futebol da equipa ficou menos fluído. Reinava nesta altura a intranquilidade no Benfica, algo que poderia vir a tornar-se muito perigoso.

A descoordenação do Benfica levava as linhas do Santa Clara a subir cada vez mais e a aumentar gradualmente o nível de pressão sobre a equipa lisboeta. Aos 30 minutos de jogo, o Benfica ainda não tinha somado qualquer remate enquadrado, aos quais somava uma mão (bem) cheia de passes falhados.

A equipa de João Henriques chegou ao intervalo a vencer com justiça, por ter sido o conjunto mais eficaz na primeira parte. Depois de uma entrada fulgorante do Benfica, os homens de Bruno Lage 'perderam o norte' e passaram o resto do tempo sem conseguir construir.

O Santa Clara entrou na segunda parte com o objetivo bem claro: fazer o segundo golo. Em cinco minutos, os açorianos fizeram dois remates de perigo à baliza de Vlachodimos, enquanto o Benfica ainda tentava encontrar-se.

O certo é que, pouco depois, Vinícius (que tinha acabado de entrar para o lugar de Florentino) encontrou a bússola e guiou a equipa à baliza de Marco Pereira para o empate. Este foi o 7º golo de Vinícius esta temporada, o 5º no campeonato nacional. Já Pizzi somou a 4º assistência.

Aos 60 minutos, o jogo levava já um ritmo muito acelerado. O Benfica tentava a todo o custo chegar ao segundo golo, enquanto o Santa Clara começava a acusar algumas dificuldades e até algum cansaço. Os açorianos perdiam a bola com facilidade e já não conseguiam sair a jogar com a mesma qualidade da primeira parte. O Benfica pressionava alto e o Santa Clara não tinha mais argumentos para segurar os avanços encarnados. Daí até ao segundo golo do Pizzi foi 'um tirinho'.

Aos 78 minutos, o esforço do Benfica deu frutos e Pizzi consumou a reviravolta dos encarnados. Depois de um bom trabalho de Seferovic no centro do terreno, o suiço abriu para Pizzi na esquerda que, na cara de Marco, atirou para o 2-1.

Concluíndo, depois uma exibição (muito) fraca na primeira parte, o Benfica entrou com mais qualidade no segundo tempo e conseguiu consumar a reviravolta, apesar de não ter tido uma prestação brilhante. Já o Santa Clara mostrou porque razão está na primeira metade da tabela classificativa. Os açorianos fizeram uma primeira parte de grande qualidade e bateram-se 'olhos nos olhos' com o campeão nacional.

A polémica: Uma entre muitas

Não faltaram polémicas neste jogo, mas a principal está ligada ao primeiro golo do Benfica. Depois de um cruzamento rasteiro de Pizzi para o segundo poste, Vinícius apareceu e encostou para o empate. Artur Soares Dias conferenciou com o VAR e acabou por confirmar o tento, mas os açorianos reclamaram de uma falta por assinalar a Chiquinho no início da jogada.

O momento: Encontrar o caminho

O ponto 'alto' do jogo foi também o causou mais polémica. O golo de Vinícius acordou o Benfica e levou o campeão nacional a encontrar o caminho para a reviravolta. Excelente assistência de Pizzi para Vinícius, que não teve grande trabalho em encostar para o golo.

O melhor: O sujeito do costume

Tal como já aconteceu em outros tantos jogos, Pizzi foi o destaque do Benfica com um golo e uma assistência. Além do comandante dos encarnados, há outros nomes em destaques, principalmente no Santa Clara como Carlos Júnior e Marco Pereira.

O pior: Perder o norte

Este sábado não foi propriamente um dia sim para Gabriel. O médio do Benfica esteve muito 'desnorteado' no encontro e levou para casa 'a barriga cheia' de passes falhados.

Reações

Bruno Lage: "Ao intervalo mexemos com a tática e com a emoção dos jogadores"

João Henriques: "O empate era lisonjeiro para o Benfica e nós merecíamos muito mais"

Pizzi: "Foi um jogo bastante complicado, mas a vitória é inteiramente justa"

Rafael Ramos: "Merecíamos o empate"

O resumo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.