Eduardo Luís analisou esta segunda-feira o clássico entre o FC Porto e o Benfica, encontro em que os “dragões” venceram no estádio do Dragão por 1-0, com um golo de André André. O jovem centrocampista mereceu rasgados elogios do antigo jogador dos "dragões".

Sapo Desporto: Considera que o FC Porto mereceu vencer o encontro frente ao Benfica?


Eduardo Luís: “As duas partes foram completamente distintas. O Benfica esteve por cima do encontro com mais posse de bola tapando as investidas do FC Porto. As oportunidades foram lances de bola parada, mas na segunda parte o FC Porto começa muito bem e penso que mereceu a vitória, teve varias oportunidades e um golo excelente de um miúdo [André André] a quem auguro um grande futuro”.

Sapo Desporto: Este jogo foi um dos clássicos mais “portugueses” dos últimos anos, pensa que isso pode significar uma mudança de paradigma?


Eduardo Luís: “O que impera é o mercado. Quando os clubes conseguem contratar jogadores por um baixo valor optam por estrangeiros. É de realçar e de louvar ver portugueses com quem nos podemos identificar. Identifico-me com os jogadores portugueses, desde que vi o André André, vi que o FC Porto tem um jogador de mão cheia, à Porto e com garra e que resolve”.

Sapo Desporto: E qual a sua opinião sobre a prestação de Rúben Neves?


Eduardo Luís: “O FC Porto está no bom caminho. Rúben Neves é um miúdo que se está a afirmar, pode às vezes passar despercebido, mas pode ser um titular efetivo da equipa”.

Sapo Desporto: Opinião sobre a arbitragem de Artur Soares Dias?

“Estes jogos geram muita paixão e muita emoção, não me parece que tivessem havido faltas muito graves. Em determinados lances, o árbitro teve uma alternância de critérios. Penso que o Maicon [lance com Jonas] nem toca no adversário, mas é uma entrada agressiva. O Maicon queria amedrontar o Jonas, mas justiçava-se a marcação de uma falta. O André Almeida poderia também sido expulso [lance com Aboubakar].
Artur Soares Dias podia ter feito melhor, mas não foi por aí”.

Sapo Desporto: Julen Lopetegui venceu o primeiro clássico frente ao Benfica. Considera que este triunfo é um tónico importante?


"É um ótimo resultado, havia uma certa pressão em relação ao treinador, os treinadores vivem dos resultados, o resultado condiz com a exibição. Lopetegui alguma vez teria que ganhar um classico”, acrescentou.

Sapo Desporto: O Benfica está agora a quatro pontos do FC Porto, pensa que essa desvantagem pode ser importante ou ainda é muito cedo?


"Nada se decide com cinco jornadas, é muito cedo para se ver o que vai acontecer, as equipas vão com muitos pontos à frente, não está resolvido. É mau uma equipa [Benfica] à quinta jornada ter duas derrotas, mas está tudo em aberto”, frisou.FC Porto venceu por 1-0 o Benfica, em jogo da quinta jornada da I Liga.

O golo do triunfo do FC Porto sobre o Benfica foi apontado por André André. Os "encarnados" estão agora a quatro pontos da liderança portista.