André André quer terminar a presente época com títulos e uma chamada para o Euro2016 em França. Na época de estreia ao serviço do clube do coração, o médio português não esconde a sua ambição em fechá-la com títulos, nomeadamente a Taça de Portugal, e garante que, independentemente dos momentos de glória individuais, o que o move são os momentos coletivos.

Em entrevista ao jornal O JOGO, o internacional português falou das expectativas que tem para 2016 e fez uma análise à sua prestação esta temporada.

"[2015] foi realmente um ano muito bom, mas como sou muito exigente, nunca me contento e estou sempre à procura de melhor. Por isso, gostava que 2016 fosse melhor. O FC Porto ainda tem vários jogos pela frente, em várias competições, e na Seleção Nacional espero ser chamado para o Europeu de França. É para isso que vou trabalhar", começou por dizer André André.

"Acho que esta época está a correr bem Esta época, estou a jogar em posições mais à frente do que estava habituado e isso permite-me estar mais próximo da baliza e ter a oportunidade de fazer mais golos de bola corrida. Tenho conseguido adaptar-me a essas posições, sinto que tenho dado o meu melhor e espero chegar ao final da época com títulos conquistados pelo FC Porto", acrescentou o médio português.

Questionado sobre a primeira final da Taça de Portugal ao serviço do clube do coração, André André não esconde a emoção de poder conquistar o primeiro título pelo FC Porto.

"Acima de tudo, acho que era uma obrigação nossa lá estar. O FC Porto tem de ganhar todas as competições em que participa e a Taça de Portugal não foge a essa regra. Felizmente já estive no Jamor uma vez e ganhei (em 2012/2013 pelo Vitória SC). E agora espero repetir essa vitória com o FC Porto. A Taça de Portugal é uma competição muito bonita, não é todos os dias que se vai a uma final, e, por isso, temos de aproveitar todas as oportunidades", frisou André André.

Em relação às expectativas que tem no FC Porto, uma delas é a de ser capitão, um sonhe que já vem de longe, desde os tempos de criança.

"Se me imagino a capitanear o FC Porto um dia? Imagino. Desde miúdo que fui capitão das equipas por onde passei, já fui capitão nos seniores do Varzim e do Vitória de Guimarães. Por isso, quem sabe se também não serei um dia no FC Porto", atirou o jogador formado no FC Porto que depois teve passagens pelo Deportivo da Corunha, Varzim e Vitória de Guimarães.

"Melhor momento no FC Porto até ao momento? Toda a gente fala nesse momento e sabe qual é: foi o golo contra o Benfica. No entanto, esses momentos não importam. O fundamental é que a equipa chegue ao fim e ganhe. Se me perguntassem se trocava todos os golos que marquei até agora por títulos, responderia de imediato que sim. São os momentos coletivos que marcam carreiras e não os individuais", frisou André André.

E sobre as comparações com António André, ex-jogador do FC Porto, o internacional português admitiu que é algo que encara com naturalidade, e que espera um dia alcançar o número de títulos do pai.

"Comparações com o meu pai? Encarei-as com normalidade, porque já vinham desde os tempos de miúdo. Por isso, não me preocupei muito. Cheguei a falar com o meu pai sobre isso e até achávamos essas comparações engraçadas, mas nada de mais", afirmou André André.

Sobre a questão dos títulos conquistados, André André admitiu que gostaria de terminar a sua carreira com mais títulos do que o pai, mas também disse que será muito complicado bater os 19 títulos de António André pelo FC Porto.

"Queria que fosse eu [a terminar a carreira com mais títulos (risos)], mas vai ser complicado. O meu pai ganhou muitos troféus (19) como jogador e como adjunto. Sete campeonatos, três Taças de Portugal, seis Supertaças, uma Taça dos Campeões Europeus, Uma Taça Intercontinental...Não é fácil. Vamos ver se, pelo menos, fico perto", sentenciou André André.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.