Declarações de Martin Anselmi, treinador do FC Porto, e de Alan Varela, médio dos azuis e brancos, após o empate diante do Vitória de Guimarães.

Martin Anselmi

Empate é culpa do FC Porto: "Desperdiçámos dois pontos. Fizemos um esforço para conseguir vencer. O Vitória joga bem. Fomos pressionantes mas, faltar muito pouco tempo, numa bola parada, sofremos o golo. É uma situação que temos de corrigir."

FOTOS: O FC Porto-Vitória Guimarães em imagens

Muito risco na procura do 2-1: "Quando está 1-1, temos que ir à procura do golo, não vale empatar. Quanto estivemos em vantagem, tínhamos que tentar o segunda golo. Temos que ser mais inteligentes e saber defender com bola."

Tomás Pérez estreia a titular: "Foi uma boa estreia, ele pode jogar a central, a médio. Constrói bem também, acho que esteve muito bem."

FC Porto não podia perder pontos nesta jornada: "Até ao final, é até ao final. Queremos ganhar todos os jogos, hoje era uma noite especial, com o estádio cheio, queríamos dar o triunfo aos adeptos porque merecem. Mas vai ser [uma luta] até ao final."

Contestação dos adeptos: "Já fui adepto e esperava toda a semana para ver a minha equipa ganhar. O meu humor da semana mudava quando não ganhava."

Alan Varela

Análise ao jogo: "Defrontámos um adversário muito complicado. No primeiro tempo eles não conseguiram criar situações, mas no segundo tempo facilitámos um pouco nas transições e atingiram-nos dessa forma. A verdade é que perdemos dois pontos que eram realmente importantes."

Faz sentido ir tudo para o ataque perto final do jogo com a equipa a vencer por 1-0? "Foi um lance em que ficámos mal posicionados e eles aproveitaram para atacar a profundidade. A verdade é que nos marcaram um golo e não conseguimos corrigir a situação, foi muito perto do final do jogo."

Sentiu a equipa nervosa? "Não creio. Tentamos jogar da melhor forma para ganhar, mas do outro lado temos o rival que nos obriga a jogar de certa maneira. Vamos continuar a trabalhar, a melhorar, para podermos dar a volta a esta situação que está difícil."

Doloroso não poder aproximar-se da liderança? "Claro, o FC Porto está sempre obrigado a ganhar. Perdemos dois pontos que eram importantes, mas vamos seguir na luta e tentar corrigir a imagem já no próximo jogo e dar o melhor para lutar até ao final."

O FC Porto perdeu hoje a oportunidade de se colocar a quatro pontos da liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 na receção ao Vitória de Guimarães, no encontro de encerramento da 23.ª jornada.

Fábio Vieira adiantou, aos 67 minutos, os ‘dragões’, que só ganharam um dos últimos sete jogos na prova, mas, aos 86, o suplente Umaro Embaló restabeleceu a igualdade.

O ‘onze’ de Martín Anselmi é terceiro, com os mesmos 47 pontos do Sporting de Braga, quarto, e a seis de Sporting (2-2 fora com o AVS) e Benfica (3-0 ao Boavista), enquanto o Vitória, que só ganhou um dos últimos 11 jogos, é oitavo, com 32.