Declarações de Martín Anselmi, treinador do FC Porto, e de Diogo Costa, jogador dos Dragões, após a vitória por 2-1 diante do Boavista.

Martín Anselmi

Primeiro dérbi: "De destacar ao fantástico ambiente que vivemos hoje. Há muito que não viva um ambiente assim, com este futebol, muita gente a apoiar. O clima que se viveu o dérbi foi espetacular."

FOTOS: O Boavista-FC Porto em imagens

Análise ao jogo: "No primeiro tempo, o Boavista com zero remates à baliza, descontam com um penálti, que entendo que o regulamento diz que é penálti, mas há que ter bom senso. E há que rever o regulamento, pois estamos a ser prejudicados. Uma bola que vai para o outro lado e voltou para o nosso... Acabámos por ser prejudicados por uma situação, numa altura em que não tinham remates na nossa baliza. Depois, nas transições não estivemos bem, não conseguimos criar, talvez por ansiedade, mas destaco a entrega e competitividade. Creio que foi um dos melhores jogos que tivemos aqui."

Penálti caricato: "É o resumo da época".

Rodrigo Mora ainda o surpreende? "É um miúdo que durante a semana escuta os outros. Tem muita humildade, por isso não é fácil ter aquele idade e fazer o que faz. De destacar a humildade que tem. Todos sabemos como é este meio: tens de estar preparado para a tua vida mudar, que toda a gente te diga que és o seu ídolo, a responsabilidade de comandar uma equipa como o FC Porto. Algum dia chegará à Seleção. Com a idade que tem, ele tem de saber gerir, e tem humildade para que nada mude de uma semana para a outra."

Saída do Mora: "Queria que ficasse em campo mais tempo, mas senti que não estava a baixar tanto, que o Pepê podia fazer isso. E o Pepê tem de ter os seus momentos, merece um golo, pelo que corre, treina e compete. Mas o Rodrigo, só lhe digo para continuar assim. Se continuar assim, vai cada vez mais longe".

FC Porto praticamente com 3.º lugar garantido: "É-me igual. Temos de ganhar o último jogo. Somos FC Porto, queremos sempre ganhar".

Diogo Costa

Ambiente no Dérbi: "É uma rivalidade forte como todos sabem. É bom voltar a jogar, sobretudo pelo meu clube. Estou sempre aqui para ajudar também."

Mais um golaço de Rodrigo Mora: "São coisas bonitas do futebol, ele é capaz de o fazer. Só continuar a trabalhar bem e com certeza terá futuro brilhante."

Acabar no pódio é o lugar mínimo? "Sim, mas este clube tem de ganhar sempre. Quando não ganhamos, há que arregaçar as mangas e dar boa imagem no jogo a seguir. O que nos interessa é ganhar. Nem o terceiro lugar é bom, mas temos de preparar bem e trazer vitórias para este clube, que ele merece. Queremos dar alegrias aos nossos adeptos, trazer a vitória, que é o que importa."

O FC Porto deu um hoje um passo importante para terminar a I Liga de futebol no terceiro lugar, ao vencer por 2-1 o Boavista, que complicou muito possibilidade de se manter na competição, na 33.ª jornada.

No estádio do Bessa, Rodrigo Mora aos 20 minutos, e Marcano, aos 25, colocaram os ‘dragões’ em vantagem, reduzida aos 34 por Reisinho, na conversão de uma grande penalidade.

Os ‘dragões’, que ficaram reduzidos a 10 aos 81 minutos devido à expulsão de Nehuen Perez, seguem na terceira posição, com 68 pontos, mais três do que o Sporting de Braga, quarto, que na próxima jornada recebe o Benfica.

O Boavista, que viu Kakay ser expulso aos 90+5, ocupa a última posição com 24 pontos, menos três do que os adversários diretos na luta pela manutenção, AVS e Farense, que hoje triunfaram