Benfica e SC Braga medem forças este sábado no Estádio da Luz, a partir das 18h00 deste sábado, num encontro referente à 17.ª jornada da I Liga, num encontro que coloca frente a frente duas equipas que não tiveram razões para sorrir no fecho de 2024.
Este será uma primeiro de dois rounds entre as duas equipas, a fechar a primeira volta da I Liga, com os pupilos de Bruno Lage e de Carlos Carvalhal a terem depois novo encontro marcado a meio da próxima semana, então na segunda mão das meias-finais da Taça da Liga.
As águias entram em campo com a motivação extra de, em caso de vitória, igualarem o Sporting no topo da tabela.
Momento de forma
Benfica e SC Braga chegam a este encontro vindos de derrotas amargas nos respetivos derradeiros jogos que disputaram no ano passado. O Benfica, invicto na I Liga desde a primeira jornada e a atravessar uma série de 12 vitórias seguidas, viu-se derrotado em Alvalade por 1-0 pelo Sporting, eterno rival, que ao mesmo tempo desalojou as águias do topo da tabela.
A jogar em casa, para a I Liga, contudo, esta temporada o Benfica só sabe ganhar: 8 jogos, 8 vitórias, tendo sofrido golos em apenas 3 desses 8 jogos (e nunca mais do que 1 golo).
Quanto ao SC Braga, não teve melhor sorte e viu-se surpreendentemente batido por 2-1 na receção ao Casa Pia e caiu do quarto para o quinto lugar da tabela. A turma de Carlos Carvalhal só ganhou 2 dos últimos 6 jogos para a I Liga e só venceu 1 dos últimos 5 jogos no conjunto de todas as competições (2 derrotas, 2 empates).
A turma minhota, ainda assim, não fica em branco num jogo do campeonato há 11 encontros e na I Liga tem estado melhor nos jogos fora (5 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, no Estádio do Dragão) do que nos jogos em casa (3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas).
Histórico de encontros
O histórico dos 135 jogos já disputados ao longo dos tempos entre as duas equipas mostra 91 vitórias do Benfica, 28 empates e apenas 16 vitórias para SC Braga. Em casa do Benfica realizaram-se 78 jogos entre as duas equipas, com 61 vitórias das águias, 13 empates e 4 triunfos dos minhotos, metade dos quais registados no ano de 2020, em que os arsenalistas venceram por duas vezes seguidas na Luz.
Nos quatro duelos que se seguiram registaram-se quatro vitórias do Benfica. Na temporada passada o Braga visitou a Luz por duas vezes, perdendo por 3-2 para a Taça num grande espetáculo de futebol e por 3-1 para o campeonato, num jogo em que até esteve a ganhar, graças a um golo de Ricardo Horta, mas em que o Benfica virou o resultado com dois golos de Marcos Leonardo e um de David Neres.
Ainda assim, se o domínio do Benfica no histórico de duelos entre as duas equipas é mais do que evidente, tem sido menos vincado nos últimos cinco anos. Desde 2020 as duas equipas mediram forças por 13 vezes, com 6 vitórias para cada lado e 1 empate (que terminou com triunfo dos bracarenses no desempate por pênaltis).
O que dizem os treinadores
Bruno Lage, treinador do Benfica: "Pretendemos fazer uma grande exibição perante os nossos adeptos, começar o ano da melhor maneira, vamos jogar contra adversário competente que tem equipa técnica de enorme qualidade, mas o nosso desejo é entrar bem, da melhor maneira, vencendo o jogo com boa exibição e com golos."
Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga: "Ano novo, vida nova. Quem merecer e trabalhar melhor durante a semana e consoante o plano estratégico para cada jogo será escolhido. Avançam os melhores, vamos escolher tendo em conta o que fizeram durante a semana e não em relação ao passado no clube. Chamei três jogadores, o Jónatas, o Diego [Rodrigues] e o Chissumba que estão em igualdade de circunstâncias".
O árbitro
Luís Godinho, árbitro da AF Évora, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o encontro. O juiz do encontro vai ter Rui Teixeira e Pedro Mota como assistentes e Pedro Ramalho no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Vasco Santos, e o assistente (AVAR) Fábio Silva.
Comentários