O Benfica recebe esta sexta-feira no Estádio da Luz, a partir das 19h00, o Belenenses SAD, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa que coloca frente-a-frente o líder da classificação e o atual 15.º posicionado da tabela.

A atravessarem uma impressionante série de vitórias na competição, as 'águias' lideram a classificação com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado, que só joga sábado, e vão procurar com mais um triunfo colocar pressão sobre o rival antes de visitarem, na próxima ronda, o Estádio do Dragão. Já o Belenenses SAD, naquele que vai ser o seu terceiro jogo sob as ordens de Petit, tentará amealhar alguns pontos na luta pela permanência, encontrando-se neste momento quatro pontos acima da 'linha de água'.

O histórico de confrontos entre as 'águias' e o 'novo' Belenenses mostra que este não se tem revelado um adversário fácil para o Benfica.  Na temporada passada, os 'azuis' foram a única equipa que não perdeu com os atuais campeões nacionais para a I Liga e, na Luz, empataram a duas bolas. Curiosamente, desde então não mais o Benfica voltou a empatar na prova.

Histórico de confrontos

Foram três as vezes que o Benfica mediu forças com este Belenenses deste a cisão entre SAD e clube do Restelo. Na temporada passada, as 'águias' viram-se, na primeira volta da I Liga, derrotados por 2-0 no Estádio do Jamor. Um desaire que na altura custou a liderança da prova ao Benfica, fruto de dois golos ainda na primeira parte, assinados por Eduardo - agora médio do Sporting - de grande penalidade e por Alhassane Keita, que também já não faz parte do plantel dos 'azuis'.

Depois, na segunda volta, o Belenenses SAD foi ao Estádio da Luz empatar a dois golos. O Benfica chegou a estar a vencer por 2-0, com golos de Jonas e Samaris, mas os visitantes reagiram e chegaram à igualdade com tentos de Diogo Viana e Kikas, que ainda faz parte do plantel dos 'azuis'.

O terceiro embate do histórico entre as duas formações foi o da primeira volta desta época. No Jamor, o Benfica triunfou por 2-0, com dois golos na segunda parte, assinados por Pizzi e Rafa.

Momento de forma

O Benfica chega a este encontro vindo de uma impressionante série de 15 vitórias consecutivas na I Liga e, em casa, não perde para a prova desde 16 de agosto, data da derrota com o FC Porto, logo na segunda jornada. No conjunto de todas as competições, as 'águias' não perdem há 15 jogos, tendo somado 13 vitórias e dois empates nessas 15 partidas.

Quanto ao Belenenses SAD, só venceu um dos seus últimos seis jogos, precisamente o mais recente - um triunfo caseiro, por 2-1, sobre o Portimonense. Sob as ordens de Petit, os 'azuis somam uma vitória e uma derrota. Fora de casa perderam cinco dos últimos seis jogos que disputaram para a I Liga, sofrendo 14 golos e marcando apenas três.

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Bruno Lage não se mostrou preocupado com o diferente sistema de jogo apresentado pelos 'azuis' desde que Petit assumiu o comando da equipa. "Há, evidentemente, uma diferença no sistema de jogo. Voltaram a jogar com uma linha de cinco. Mas isso é o menos relevante. O que importa é que, independentemente do sistema, é uma equipa consistente, que sabe o que faz. Tem boa dinâmica e jogadores de qualidade, especialmente na frente, com Varela e Marco Matias ou André Santos no meio campo... São jogadores muito experientes, com enorme qualidade", destacou o técnico das 'águias'.

Do lado do Belenenses, Petit, que assumiu o leme do Belenenses SAD já em janeiro, assegurou que a sua equipa vai apresentar uma "estratégia bem definida" frente ao Benfica. "Trabalhamos dia a dia naquilo que são as nossas ideias. Temos um sistema de jogo, mas as dinâmicas podem ser diferentes, isso varia de adversário para adversário. Trabalhamos em função da estratégia do adversário e do que podem fazer, mas também das nossas ideias, para ver onde os podemos ferir”, explicou o técnico, em conferência de imprensa.

O que esperar

O Benfica atravessa o seu melhor momento da época e aos bons resultados está a somar também exibições convencem mesmo os mais céticos dos adeptos. O alargar da vantagem no topo da tabela, porém, e o facto de este jogo anteceder dois embates de grande importância - contra o Famalicão para as meias-finais da Taça de Portugal e frente ao FC Porto, para a I Liga - poderá contudo levar a algum relaxamento dos jogadores, apesar de Bruno Lage ter garantido "foco total" dos seus jogadors

Pela frente, as 'águias' vão ter um adversário incomodo, que na época passada mostrou ser capaz de contrariar os esquemas de Lage, e que vem motivado depois de ter somado a sua primeira vitória sob as ordens do novo treinador, depois de uma série de derrotas consecutivas, algumas delas bem pesadas, como a sofrida contra o Sporting de Braga.

Aida assim, naturalmente, o favoritismo está do lado dos 'encarnados', que em caso de vitória igualarão a segunda melhor série de vitórias consecutiva da história da I Liga, com 16 triunfos seguidos na prova.

Benfica e Belenenses SAD entram em campo esta sexta-feira, no Estádio da Luz, a partir das 19h00. Poderá acompanhar tudo sobre o encontro aqui, no SAPO Desporto.