O Benfica e o Famalicão medem forças na 18.ª jornada da Primeira Liga, esta sexta-feira, no Estádio da Luz. As duas equipas voltam a encontrar-se depois do embate na primeira volta, que terminou com uma vitória dos famalicenses por 2-0.
O clube da Luz precisa de regressar às vitórias na I Liga, uma vez que perdeu nas últimas duas rondas. Os três pontos são fundamentais para que possam continuar a perseguição ao topo da tabela, até porque estão no terceiro posto a dois pontos do FC Porto e a três do líder Sporting.
Do outro lado está o Famalicão que não vence há oito jogos e procura regressar aos triunfos, de forma a manter-se acima do meio da tabela classificativa. A chegada de Hugo Oliveira à equipa, ainda não trouxe melhorias, dado que nos quatro jogos já disputados ainda não houve qualquer vitória.
O novo técnico vai regressar a uma casa que bem conhece, visto que foi no Benfica que se notabilizou enquanto treinador de guarda-redes, nas equipas técnicas de Jorge Jesus e Rui Vitória.
Momento de forma
O Benfica já atravessou um momento de forma mais positivo, tendo em consideração os últimos dez jogos. Durante esse período, as águias tiveram cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Para o campeonato, os encarnados perderam pontos em três jornadas, graças ao empate frente ao AFS e às derrotas nas 16.ª e 17.ª jornadas diante do Sporting e SC Braga.
Contudo, o Benfica venceu a Taça da Liga contra o Sporting, no desempate por grandes penalidades, o que pode ter aumentado a confiança do plantel. Para além disso, a vitória no último jogo frente ao Farense permitiu a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Resta saber se a equipa de Bruno Lage colocou para trás das costas os resultados instáveis ou se vai continuara a apresentar-se como uma equipa desequilibrada.
O Famalicão está no pior momento desde o arranque da época, registando cinco derrotas, quatro empates e um triunfo nos últimos dez jogos. A equipa não vence há sete jornadas do campeonato, ocupando o nono lugar na tabela classificativa, com os mesmos pontos (20) do que o Rio Ave.
Para a liga portuguesa, os famalicenses já marcaram 20 vezes e sofreram o mesmo número de golos, sendo que 16 desses golos sofridos aconteceram nas últimas dez partidas.
Como um reflexo do resultados negativos, o Famalicão mudou de treinador e agora conta com Hugo Oliveira no comando técnico. O treinador orienta a equipa desde a 14.ª jornada frente ao SC Braga e, desde então, realizou quatro duelos e não conquistou nenhuma vitória.
Histórico de confrontos
As duas equipas já se defrontaram por 28 vezes e o Benfica saiu vitorioso na maior parte dos encontros. As águias registam 21 triunfos, contra três do Famalicão. Pelo meio, assinalam-se quatro empates. 23 desses duelos foram relativos à I Liga e foi no campeonato que os famalicenses conquistaram as três vitórias. Relativamente ao número de golos marcados, as águias chegaram aos 68 golos contra os 20 do Famalicão.
Os famalicenses nunca conseguiram vencer no Estádio da Luz, registando um empate. As águias são praticamente 100% vitoriosas em casa, o que não acontece no reduto do Famalicão. A jogar em casa, a equipa liderada por Hugo Oliveira conseguiu as três vitórias contra o Benfica e ainda empatou em três partidas.
O último confronto entre os dois clubes aconteceu na primeira volta da I Liga, logo na primeira jornada e o resultado pendeu para o lado do Famalicão. O Benfica perdeu por 2-0, com golos de Sorriso e Youssouf.
O que dizem os treinadores:
Bruno Lage, treinador do Benfica: "A equipa vai apresentar-se bem, frente a um adversário competente, com um novo treinador que conhece a casa. Vai ser determinante a energia, quer a nossa quer a de fora. É importante o apoio dos adeptos, faz a diferença."
Hugo Oliveira, treinador do Famalicão: "Vai ser um jogo difícil com um adversário muito forte e que está num bom momento. Sabemos que, a jogar em casa, está melhor quando está a ganhar e, por isso, temos de fazer tudo para contrariar isso mesmo. Mas nós gostamos de desafios e também estamos a melhorar no nosso processo."
Árbitro
O árbitro nomeado para apitar o Benfica-Famalicão foi João Gonçalves, que estará acompanhado pelos assistentes João Bessa Silva e Ângelo Carneiro. João Malheiro Pinto vai ser o quarto árbitro. O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Tiago Martins e Paulo Brás.
Comentários