Depois da desilusão na Taça da Liga e de um fecho de mercado inoperante, o Benfica volta a centrar atenções no campeonato e o primeiro teste, em casa com o Gil Vicente, não se afigura nada fácil para as 'águias'.

A equipa de Nélson Veríssimo quer esquecer o quanto antes a derrota com o Sporting em Leiria, e, por outro lado, manter a perseguição aos rivais, estando neste momento a 12 pontos do FC Porto (tem mais um jogo) e a três dos 'leões'. No campeonato, o clube da Luz vem de um triunfo por 2-0 em Arouca, num jogo em que o resultado foi claramente superior à exibição.

Haris Seferovic continua lesionado e é baixa para o jogo desta quarta-feira, tal como Darwin Núñez, que se encontra ao serviço da seleção uruguaia. Em sentido inverso, Nélson Veríssimo já pode contar com Rafa, recuperado da COVID-19, e Otamendi, castigado ao serviço da Argentina.

Com apenas uma derrota (em casa, com o Sporting) nas últimas dez jornadas, o Gil Vicente tem sido a grande surpresa da temporada, ou não estivesse a equipa comandada por Ricardo Soares no 5.º lugar da tabela classificativa, que dá acesso à Europa. Nesse sentido, o conjunto de Barcelos vai querer pontuar na Luz para se distanciar dos seus perseguidores, que 'tropeçaram' nesta ronda.

O trajeto dos gilistas na condição de visitante também deve preocupar o Benfica, tendo em conta que perdeu apenas uma partida fora de casa, na quarta jornada (1-0 na visita ao Santa Clara), além de se ter imposto na última deslocação ao Estádio da Luz, na época passada, por 2-1.

Na última ronda, o Gil Vicente bateu em casa o Portimonense com um golo de Pedrinho, somando assim o quarto jogo seguido sem perder. Frente aos algarvios, a formação barcelense voltou a não sofrer golos, elevando assim para oito o número de jogos em que manteve a sua baliza incólume (seis no campeonato, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal).

Confronto direto

Benfica e Gil Vicente já se defrontaram em 41 ocasiões na I Liga, com claro domínio encarnado: 30 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas.

Relativamente ao confronto direto recente, destaque para a superioridade das 'águias', que venceram quatro dos últimos cinco duelos disputados até ao momento, com o Gil Vicente a levar a melhor no penúltimo embate entre os dois conjuntos - triunfo por 2-1 na 27.ª ronda da última temporada. Leautey, Lourency e Vítor Carvalho, na própria baliza, marcaram os golos do encontro na Luz.

Já nesta temporada, na primeira volta, os 'encarnados' sofreram em Barcelos, com o triunfo (2-0) a surgir apenas nos minutos finais da partida e dos pés de dois defesas - Lucas Veríssimo (84') e Grimaldo (88').

O que dizem os treinadores

Nélson Veríssimo: "O Gil Vicente tem vindo a fazer um campeonato tranquilo e está no quinto lugar com muito mérito. Não sofrem muitos golos, têm dinâmicas ofensivas muito interessantes, que refletem a qualidade do seu plantel e do seu treinador. Esperamos um jogo complicado em nossa casa, mas estamos centrados na nossa forma de jogar e no que temos de fazer para vencer."

Ricardo Soares: "A minha preocupação é que a minha equipa possa estar a um nível elevadíssimo, saber que vai haver momentos em que vai sofrer, mas tem de ter organização e ambição de, em certos momentos, ser superior ao Benfica. O que nos move é chegar ao Estádio da Luz, com o ambiente conhecido por todos, e impor o nosso jogo."

O árbitro

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro na Luz. O juiz da AF Porto vai ter Rui Licínio e Paulo Soares como assistentes e João Pinto no papel de quarto árbitro. Hugo Miguel estará no VAR, assistido por Bruno Jesus.

O Benfica-Gil Vicente, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para as 19h00 desta quarta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.