Benfica e Rio Ave medem forças pela primeira vez esta época em jogo a contar para a última jornada da primeira mão do campeonato.
As águias entram em campo com os olhos postos no ponto que os separa da liderança, que pertence ao Sporting. A equipa de Roger Schmidt chega motivada depois de ter carimbado a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, na quarta-feira.
Já o Rio Ave vem de uma vitória frente ao Portimonense, que permitiu os vila condenses fugir dos lugares de descida e terminou com uma série de seis partidas sem vencer. A equipa de Luís Freire chega à Luz em 15.º lugar e com a esperança de fazer o que nunca conseguiram... vencer no reduto do Benfica.
Momento de forma: Encarnados não perdem há onze jogos, já o Rio Ave voltou às vitórias na última jornada
O Benfica vem de uma série de onze jogos sem perder, em todas as competições, com 25 golos marcados e 15 sofridos.
Ao que ao campeonato diz respeito temos de recuar à jornada inaugural para encontrarmos a última, e única, derrota dos encarnados, num jogo em que o Boavista surpreendeu os comandados de Roger Schmidt com uma reviravolta no marcador já no tempo de compensação.
Contudo, esta temporada, as águias já deixaram escapar pontos frente ao Farense e ao Casa Pia, em casa, e ao Moreirense, em Moreira de Cónegos. Desde o empate com os algarvios o Benfica vem de uma série vitoriosa de três jogos na Primeira Liga, frente ao SC Braga, o Famalicão e o Arouca.
Fora do campeonato, o Benfica apurou-se, na quarta-feira, para os quartos de final da Taça de Portugal, depois de já ter carimbado a passagem à Final Four da Taça da Liga, no final do mês de dezembro. Nas competições internacionais, o Benfica não impressionou na Liga dos Campeões, mas fez o suficiente para se apurar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
Alexander Bah, Casper Tengstedt, David Neres e Juan Bernat continuam indisponíveis na equipa de Roger Schmidt, por lesão.
O Rio Ave chega à última jornada da primeira volta em 15.º lugar, com sete derrotas, seis empates e apenas três vitórias. Os comandados de Luís Freire voltaram a sentir o sabor da vitória na última jornada, frente ao Portimonense, por 2-0, ao fim de seis jogos sem ganhar.
Fora de portas, o Rio Ave ainda não conseguiu vencer esta temporada, somando quatro derrotas e três empates.
Ao que às Taças diz respeito, os rio avenses foram eliminados da Taça da Liga, pelo Arouca, na 2.ª eliminatória da competição. Na Taça de Portugal, o pesadelo continuou, já que foram derrotados pelo Torreense, da II Liga, na 3,ª eliminatória.
No Estádio da Luz, os vila condenses não deverão poder contar com o avançado André Pereira devido a lesão, também o médio Vítor Gomes está em dúvida para o encontro.
Histórico de confrontos: Rio Ave quer fazer o que ainda não foi feito na Luz
Ao que ao histórico de confrontos diz respeito, o Benfica e o Rio Ave já são velhos conhecidos. As águias seguem em vantagem depois de as duas equipas já terem medido forças por 67 vezes. A história sorri aos encarnados com 51 vitórias, onze empates e apenas cinco derrotas.
Se olharmos apenas para os jogos no Estádio da Luz, nos 31 encontros entre os dois emblemas o Rio Ave nunca conseguiu a vitória, embora tenha empatado em quatro ocasiões.
Se quisermos olhar para a última vitória do Rio Ave no campeonato frente aos encarnados foi na temporada 2014/2015 no reduto dos rio avenses, por 2-1.
A nível de golos, a vantagem volta a recair para os encarnados com 144 golos face aos 50 dos vila condenses.
A maior vitória entre aconteceu em 1979/80 com um triunfo por 8-0. Os encarnados já não perdem com os vila condenses há mais de onze jogos, sendo que, o último encontro entre as duas equipas terminou com o 1-0, como golo de Gonçalo Ramos.
O que disseram os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica: O Rio Ave é muito melhor equipa do que demonstra a classificação na tabela. São muito organizados, acutilantes com bola, sempre compactos, na sua forma de defender. Espero um jogo difícil."
Luís Freire, treinador do Rio Ave: "Não ter ganho na Luz é desafiante para nós. Haverá um dia que o vamos conseguir e as probabilidades aumentam com o passar do tempo. Estamos preparados, somos uma equipa que tem vindo a crescer, com apenas uma derrota nos últimos sete jogos, e com melhorias a nível exibicional."
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Iancu Vasilica para dirigir a partida, contando com Álvaro Mesquita e Carlos Martins como assistentes. Diogo Rosa será o quarto arbitro e António Nobre vai estar no videoárbitro, com assistência de Bruno Jesus.
Águias e vilacondenses encontram-se no Estádio da Luz, pela primeira vez esta época, às 18h, poderá acompanhar o jogo AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários