Moralizado pela conquista da Supertaça, o Benfica sofreu um forte abanão logo à primeira jornada, saindo do Bessa com uma derrota por 3-2, depois de ter estado duas vezes em vantagem. A expulsão de Musa, que havia marcado ao FC Porto em Aveiro, e uma opção bastante discutível de Roger Schmidt, ao tirar Di María (autor do 0-1) para colocar Morato, fizeram inverter por completo a tendência do jogo – o treinador alemão já tinha escolhido mal a estratégia no clássico, mas foi a tempo de reverter a situação ao intervalo.
Rafa, cuja velocidade ajudou a desequilibrar um jogo que parecia mais intrincado, assistiu o argentino para o primeiro e fez o 2-1 numa jogada de insistência, em que só à terceira a bola conseguiu entrar na baliza axadrezada.
No entanto, o Boavista conseguiu empatar assim que se viu em vantagem numérica, com Bozeník a finalizar com sucesso ao segundo poste, aproveitando a demora de Jurásek em aliviar a bola para longe. A dois minutos dos 90, uma má abordagem de Vlachodimos obrigou António Silva a fazer penálti, que Bruno Lourenço transformou em novo empate.
E já mesmo a fechar, o Benfica, balanceado no ataque, deixou Bozenik correr meio-campo isolado e marcar o 3-2 final, dando a Petit a sua primeira vitória na carreira de treinador sobre o campeão em título.
O momento
Expulsão de Musa aos 50': No regresso ao Bessa, o avançado croata mereceu a titularidade graças ao golo na Supertaça, mas desta vez as coisas não lhe correram de feição Apenas cinco minutos volvidos após o descanso, numa disputa de bola com Abascal, atingiu a canela do central axadrezado e viu o vermelho direto, comprometendo a vantagem da equipa, anulada logo a seguir.
Veja o momento da expulsão
O melhor
Bozenik: O avançado eslovaco foi preponderante na vitória do Boavista com dois golos. Aos 55' aproveitou um lance de bola parada para aparecer ao segundo poste e finalizar e, já na reta final, sentenciou o encontro num contra-ataque fulminante.
O pior
Roger Schmidt: Perante a expulsão de Musa, ponta de lança, o treinador alemão optou por colocar Morato e dar maior estabilidade defensiva à equipa. Uma opção que acaba por ser questionável, uma vez que o Boavista chegou ao empate instantes depois e, sendo verdade que o Benfica até esteve por cima em determinados períodos, a vantagem esfumou-se, precisamente, por culpa de erros defensivos.
Reações
Roger Schmidt sublinhou que o Benfica tentou "tudo para ganhar"; Kokçu admitiu dificuldades no Bessa
Petit diz que a equipa teve felicidade e 'estrelinha', herói Bozeník feliz pelo 'bis'
Comentários