O Estádio do Bessa vai ser o palco de mais um dérbi da Invicta no jogo da 33.ª e penúltima jornada da Primeira Liga, este domingo, a partir das 20h30. O FC Porto e o Boavista têm objetivos bastante distintos para esta partida e os três pontos são importantes para cada uma das equipas, de forma a que a temporada possa ter um saldo positivo.

Os dragões continuam na luta pelo pódio, uma vez que recuperaram o terceiro lugar depois de o SC Braga ter escorregado, e procuram manter-se vitoriosos nas duas finais que restam até ao fim do campeonato para que assegurem a entrada direta na Liga Europa.

No outro lado está o Boavista, que sonha com a manutenção na primeira divisão, estando na 16.ª posição com 24 pontos, os mesmos que o Farense e AVS. Ainda assim, os panteras negras estão em vantagem devido aos confrontos diretos com ambas as equipas, mas o objetivo é não deixar que os axadrezados voltem a cair na tabela.

Momento de forma

A equipa azul e branca regressou às vitórias frente ao Moreirense, na ronda anterior da I Liga, depois de ter perdido na Reboleira (2-0). O FC Porto não tem conseguido ser estável do ponto de vista dos resultados e os números comprovam isso mesmo. Desde que Martín Anselmi chegou ao Dragão, a equipa portista ainda não conseguiu somar mais do que duas vitórias consecutivas, interrompendo sempre a série com uma derrota.

O clube portista leva seis triunfos, três derrotas e um empate nos últimos dez jogos. A equipa azul e branca tem estado a medir forças com o SC Braga e chegou a cair para o quarto lugar. Contudo, a recuperação do último lugar do pódio na última jornada pode ter dado uma confiança extra na equipa, até porque fizeram a reviravolta no marcador.

Em contrapartida, o Boavista luta pela manutenção e é esse o grande objetivo da temporada, principalmente porque a equipa atravessou um período bastante conturbado com 13 jogos consecutivos sem vencer.

Contudo, nos últimos 10 jogos, os axadrezados registam seis derrotas e quatro triunfos. As vitórias deram um novo alento à equipa e a confiança parece reforçada, de tal forma que o momento mais positivo se refletiu na subida de lugares na tabela classificativa. Na jornada 29, as panteras negras ocupavam a última posição, mas o momento ascendente permitiu que a equipa chegasse ao 16.º posto devido a vantagem frente ao AVS e Farense nos confrontos diretos.

Histórico de confrontos

Os rivais da Invicta já estiveram frente a frente em 151 partidas, com os dragões em vantagem estatisticamente. Contabilizam-se 104 triunfos para o FC Porto contra os 23 do Boavista, sendo que ainda se contam 24 empates.

No Bessa, tal como acontece este domingo, as duas equipas já se defrontaram em 72 partidas e os Dragões levaram a melhor em 41 duelos. O Boavista venceu em casa em 17 ocasiões e conseguiu o empate noutras 14. Também ao nível dos golos marcados a diferença é gritante com os azuis e brancos a angariarem 348 tentos, ao passo que os axadrezados somam 117.

O último dérbi aconteceu na primeira volta do campeonato, na 16.ª jornada, e terminou com uma goleada esmagadora favorável aos dragões. Nessa partida, o FC Porto, ainda com Vítor Bruno no comando técnico, venceu por 4-0 com um bis de Samu e golos de Nico González e Rodrigo Mora.

O que dizem os treinadores

Stuart Baxter, treinador do Boavista: O FC Porto é um clube de alto nível. É certo que tiveram alguns problemas e não estão no ponto onde gostariam de estar, mas não quererão adicionar um mau resultado num dérbi à sua temporada. Prevejo um FC Porto muito motivado, tal como nós. As memórias de maus resultados são a sua pressão, mas nós também temos a nossa. Pode ser um jogo tenso, um verdadeiro dérbi. Temos que estar no nosso melhor e esperar que eles não atinjam a melhor forma. Acredito que será um jogo muito interessante”

Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "O Boavista demonstrou no último jogo que quer lutar até ao final. O jogo tem todos os condimentos contra um adversário que joga por coisas importantes. Mas nós também jogamos por coisas importantes, queremos ganhar os dois jogos que restam. Aprendemos nos últimos encontros fora de casa. Vamos dar o máximo, sabemos o que vale o rival, mas queremos estar à altura."

Árbitro

Cláudio Pereira foi o árbitro nomeado para apitar o Boavista-FC Porto e vai estar acompanhado pelos assistentes Pedro Ribeiro e André Dias. Iancu Vasilica será o quarto árbitro. Manuel Mota e José Pereira vão ser os responsáveis pelo sistema de videoarbitragem.