
Este sábado, o Sporting desloca-se ao Estádio José Gomes para defrontar o Estrela da Amadora, em partida a contar para a 27.ª jornada da I Liga.
Os leões, líderes do campeonato com 62 pontos, procuram somar mais três pontos e manter a vantagem de três pontos sobre o rival Benfica, enquanto o Estrela, 15.º classificado, desespera pela manutenção.
Momento de forma
Rui Borges anunciou, em conferência de imprensa de antevisão da partida, uma baixa de peso para o meio-campo leonino: Hidemasa Morita não recuperou a tempo e está fora das opções para a visita à Reboleira. O internacional japonês regressou mais cedo dos compromissos pela sua seleção, mas a condição física não lhe permite ir a jogo.
Com o capitão Morten Hjulmand a cumprir castigo e Maxi Araújo também indisponível devido a expulsão frente ao Famalicão, Zeno Debast deverá assumir funções no meio-campo.
O Sporting continua também sem Daniel Bragança e João Simões, ambos lesionados, e ainda não há previsão de regresso de Pedro Gonçalves. Em sentido inverso, St. Juste está recuperado e disponível para reforçar a defesa leonina.
Do lado do Estrela da Amadora, o técnico confirmou as ausências de Juan Mina, Amine, Tiago Mamede e Diogo Travassos, este último impedido de defrontar o clube de origem por estar emprestado pelos leões. Nilton Varela regressa às opções e as dúvidas recaem sobre Dramé, Keliano, Jovane Cabral e Chico Banza, que chegaram tardiamente das seleções.
Histórico de confrontos
Os números dão claro favoritismo ao Sporting. Em 35 confrontos na I Liga, os leões somam 23 vitórias, enquanto o Estrela só venceu por quatro vezes, tendo empatado em oito ocasiões. Nos últimos dez jogos, a equipa verde e branca venceu sempre o Estrela, que não triunfa frente aos leões desde 1997/98 (2-1).
Com quatro vitórias consecutivas e sete jogos sem perder, o Sporting entra em campo como líder confiante, mas Rui Borges alerta para as dificuldades que a visita à Reboleira sempre impõe: “O Estrela é uma equipa organizada, que luta pela permanência e não nos vai facilitar a tarefa.”
O que dizem os treinadores
José Faria, treinador do Estrela da Amadora: “Seja o Sporting ou quem for, temos de ser destemidos. Se eu tivesse receio, mais valia não jogar. O campeonato é muito competitivo. Sabemos que, do outro lado, está se calhar a melhor equipa portuguesa da atualidade, líder do campeonato e que quer muito ser campeã outra vez, com um grande treinador. Vamos esperar que estejam naqueles dias mais desinspirados. Se estivermos ao nosso melhor nível, não tenho dúvidas de que vai ser muito difícil aqui no nosso estádio."
Rui Borges, treinador do Sporting: "No futebol já não há jogos fáceis e quem pensa nisso esta enganado. O futebol é cada mais competitivo e exigente. Vamos defrontar uma equipa que precisa de pontos. Um campo difícil, mais pequeno. Os nossos adeptos vão fazer com que joguemos em casa. Têm a capacidade de nos seguir e apoiar e vamos sentir o calor dos nossos adeptos. Jogo difícil num campo que sempre foi difícil, também no passado, sobretudo para as equipas grandes, porque as equipas se superam nestes jogos. É uma equipa competitiva, atlética, forte nos contra-ataques, Também tem sofrido nas bolas paradas e conta com um bloco mais baixo em alguns momentos."
Árbitro
Gustavo Correia foi o escolhido para apitar o encontro entre o Estrela da Amadora e o Sporting. O juiz da Associação de Futebol do Porto foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Inácio Pereira e Fábio Silva como assistentes. Já o quatro juiz será José Rodrigues, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Oliveira. Nélson Cunha estará no AVAR.
Gustavo Correia apitou apenas cinco partidas dos verdes e brancos ao longo da sua carreira e, a título de curiosidade, os leões venceram sempre: 2023/24: 4-2 frente ao Farense; 2022/23: 1-0 frente ao Portimonense; 2021/22: 4-1 diante da B SAD; 201/22: 4-0 contra o Belenenses na Taça de Portugal; 2020/21: 5-1 ante o Marítimo.
Comentários