O Benfica recebe esta sexta-feira no Estádio da Luz, a partir das 19h00, o Desportivo das Aves, em jogo da 16.ª jornada do I Liga portuguesa que colocará frente-a-frente o primeiro e o último classificado da prova.

A história dos confrontos entre as duas equipas é amplamente favorável às 'águias' e o momento de forma das duas equipas também confere amplo favoritismo ao clube da capital, que lidera a tabela classificativa com 42 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, o FC Porto. Já o Aves é 'lanterna vermelha', com apenas seis pontos, menos oito do que a primeira equipa acima da 'linha de água'.

Histórico de confrontos

Benfica e Desportivo das Aves já se encontraram, ao todo, por 16 vezes e a turma nortenha nunca as 'águias'. O Benfica venceu 14 desses embates, empatando dois.

Em jogos disputados no Estádio da Luz o domínio dos atuais campeões nacionais é ainda mais avassalador: 8 jogos, 8 vitórias.

Em jogos a contar para a I Liga o saldo global é de nove vitórias e um empate a favor das 'águias'. Esse único empate data da última jornada de 2000/01, em que o Benfica terminou no sexto lugar. Um encontro que terminou numa espetacular igualdade a quatro golos.

O Aves não marcou qualquer golo nas suas últimas quatro visitas ao terreno do Benfica, sofrendo um total de 13 golos nessas partidas. Na época passada, os avenses visitaram o Estádio da Luz logo à quinta jornada e saíram derrotados por 2-0. João Félix e Franco Cervi assinaram os golos das 'águias'.

Momento de forma

O Benfica chega a este encontro vindo de uma impressionante série de 13 vitórias consecutivas na I Liga e, em casa, não perdem para a prova desde 16 de agosto, data da derrota com o FC Porto, logo na segunda jornada. No conjunto de todas as competições, as 'águias' não perdem há 11 jogos, tendo somado nove vitórias  dois empates nessas 11 partidas.

Já o Aves, que soma apenas duas vitórias na I Liga esta temporada, perdeu 13 dos últimos 14 jogos que disputou no conjunto de todas as competições, ganhando um -ao Braga, no início de Dezembro. A turma avense disputou 17 jogos oficiais esta época. Ganhou dois e perdeu 15.

O que dizem os treinadores

Na antevisão do encontro, Bruno Lage lembrou que o Aves tem evoluído desde a entrada do novo treinador, Nuno Manta Santos, para o comando da equipa. "A alteração do treinador é muito recente e é bom lembrar que venceram o Sp. Braga. Fizeram também um grande jogo em Setúbal, apesar de terem perdido. Acredito que o é uma equipa que está em evolução e, por isso, haverá cautelas máximas da nossa parte. Do outro lado vai estar uma equipa que vai lutar pela vida. Temos de estar no top, fazer um grande jogo e vencer", frisou o técnico do Benfica.

Do lado do Aves, Manta Santos, que assumiu o comando da equipa em meados de novembro, garantiu que a sua equipa não vai ao Estádio da Luz para defender. "Temos de estar preocupados com o ‘onze' do Benfica e com ideia de jogo que vão querer impor, mas temos de incutir um jogo positivo, olhar para a baliza adversária e mostra grande personalidade para conquistar pontos. Vamos usar o autocarro, mas para a viagem para Lisboa", vincou.

O que esperar

O Benfica atravessa, talvez, o seu melhor momento da época e aos bons resultados está agora a somar também exibições que começam a convencer mesmo os mais céticos dos adeptos.

Pela frente, as 'águias' vão ter um adversário que segue na cauda da tabela e ainda só ganhou duas vezes esta temporada, tendo perdido todos os encontros que disputou fora de portas esta época e, com mais dois jogos pela frente no espaço de uma semana - terça-feira frente ao Rio Ave, para a Taça de Portugal, e na próxima sexta-feira, frente ao Sporting, no fecho da primeira volta da I Liga -, Bruno Lage poderá até aproveitar para fazer algumas mexidas no 'onze' e poupar alguns jogadores.

A expetativa é também grande perante uma possível estreia do primeiro reforço de inverno dos 'encarnados', Julian Weigl, que integra a convocatória para o encontro.

Ainda assim, o conjunto da Luz terá de ter em atenção que frente aos outros grandes o Aves vendeu cara a derrota, perdendo pela margem mínima quer na visita ao Estádio José de Alvalade, na 7.ª jornada, que na receção ao FC Porto, na jornada 10.

Além disso, o conjunto avense tem mostrado melhorias desde que Nuno Manta Santos sucedeu a Augusto Inácio no comando técnico da equipa. Com o novo treinador ao leme, o Aves já chegou mesmo a bater o Braga e, apesar de ter saído derrotado dos restantes encontros, não perdeu nenhum deles por mais do que um golo de diferença.

SL Benfica e CD Aves entram em campo esta sexta-feira, no Estádio da Luz, a partir das 19h00. Poderá acompanhar tudo sobre o encontro aqui, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.