Segundo da classificação da I Liga, agora a apenas um ponto do líder Benfica, o FC Porto visita esta segunda-feira, a partir das 19h30, o terreno do Santa Clara, atual oitavo classificado. Os 'dragões' voltam a entrar em campo antes do rival lisboeta - que recebe o Moreirense a partir das 20h45 - e tentarão colocar uma vez mais pressão sobre as 'águias' com um triunfo que lhe permita saltar, à condição, para o topo da tabela.

O adversário parece o ideal para que os 'azuis e brancos' o consigam, pelo menos a olhar para o histórico de embates entre as duas equipas - só por uma vez na história o Santa Clara bateu o FC Porto. Ainda assim, o encontro surge no rescaldo de mais uma desilusão dos 'dragões' esta temporada, com o 'adeus' à Europa após derrota caseira com o Bayer Leverkusen - a juntar ao afastamento da Liga dos  Campeões, logo a abrir a época, e à derrota na final da Taça da Liga, em janeiro - e o Santa Clara, apesar de também vir de uma derrota, atravessava antes desse desaire a sua melhor série de resultados da temporada.

Curiosamente, este será já o quarto frente-a-frente da temporada entre as duas equipas, que para além do encontro da primeira volta da I Liga defrontaram-se também para a Taça da Liga e para a Taça de Portugal, sempre no Estádio do Dragão e sempre com vitória do FC Porto...sem sofrer golos.

Histórico de confrontos: Única vitória do Santa Clara remonta a 2001

Ao longo dos anos, no conjunto de todas as competições, Santa Clara e FC Porto só se defrontaram por 12 vezes. E os 'dragões' ganharam 11. A única ocasião em que os 'azuis e brancos' não levaram a melhor, contudo, ocorreu precisamente nos Açores, e para a I Liga. Foi em dezembro de 2001, quando os açorianos venceram o conjunto portista por 2-1. O FC Porto, então treinado por Otávio Machado, marcou por Hélder Postiga, mas antes já o Santa Clara, orientado por Manuel Fernandes, tinha marcado por duas vezes, pelo espanhol Toñito.

Desde então, o FC Porto leva oito vitórias nos últimos oito jogos com o Santa Clara, não tendo sequer sofrido qualquer golo nos últimos quatro.

Nos três embates entre as duas equipas já jogados esta época, um golo de Zé Luís e um autogolo valeram o triunfo do FC Porto por 2-0 na sexta jornada, com os 'dragões' a triunfarem depois por 1-0 na fase de grupos da Taça da Liga - golo de Diogo Leite -e nos oitavos de final da Taça de Portugal - golo de Shoya Nakajima.

Na temporada passada, a receção do Santa Clara ao FC Porto terminou com uma vitória por 2-1 dos 'azuis e brancos', que ainda estiveram a perder, devido a um golo de Zé Manel, mas que deram a volta com golos de Tiquinho Soares e Moussa Marega.

Momento de Forma: Santa Clara ganhou quatro dos últimos cinco jogos

O Santa Clara chega a este jogo depois de uma derrota na visita ao terreno do Moreirense (1-2) na jornada anterior. Contudo, antes dessa visita a Moreira de Cónegos a turma açoriana tinha vivido o seu melhor momento de sempre no escalão principal do futebol português, ao somar quatro vitórias consecutivas. Nunca antes na sua história o clube tinha logrado tantos triunfos consecutivos na I Liga. A formação de Ponta Delgada soma, assim, quatro vitórias e uma derrota nos seus últimos cinco jogos e ganhou cinco dos últimos oito que disputou.

O Santa Clara ganhou também as duas últimas partidas que jogou na qualidade de anfitrião, mas antes desses dois triunfos tinha somado cinco derrotas seguidas a jogar em casa

O FC Porto, por seu lado, perdeu dois dos últimos três jogos que disputou - ambos com o Leverkusen, mas na I Liga vem de cinco vitórias seguidas, a sua melhor sequência de época na prova. A jogar fora, para a I Liga, o FC Porto não perde desde a jornada inaugural da prova, quando foi batido por 2-1 no terreno do Gil Vicente, e sair vitorioso das últimas quatro deslocações.

Para a Liga portuguesa, o FC Porto marcou em todos os jogos que disputou até à data esta temporada.

O que dizem os treinadores

Na antevisão da partida, João Henriques, treinador do Santa Clara, afirmou que

Já Sérgio Conceição, treinador do FC Porto

Equipas prováveis

Santa Clara: Marco; Sagna, João Afonso, Fábio Cardoso, Sanusi; Anderson, Francisco Ramos, Costinha, Lincoln, Carlos Júnior; Thiago Santana

Indisponíveis: Rafael Ramos (castigado)

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Nakajima; Marega, Tiquinho Soares.

Indisponíveis: Vítor Ferreira e Luis Díaz (lesionados).

O Árbitro

Carlos Xistra foi o árbitro escolhido pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Será o quarto encontro do FC Porto que o 'juiz' da Associação de Futebol de Castelo Branco, tendo os 'dragões' vencido três dessas partidas, mas perdido a última, a 17 de janeiro, na receção ao Sporting de Braga.

Em contrapartida, será a primeira vez que Carlos Xistra irá apitar um encontro do Santa Clara esta época.

O vídeo-árbitro será António Nobre, da AF Leiria.

Santa Clara e FC Porto entram em campo esta segunda-feira, a partir das 19h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. Poderá acompanhar tudo aqui, AO MINUTO, no SAPO DESPORTO.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.