O FC Porto volta a deslocar-se ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas para defrontar o Moreirense, desta vez para a Primeira Liga. Este sábado, pelas 20h30, os dois clubes vão jogar a 15.ª jornada, num jogo que poderá servir para os dragões se redimirem depois da eliminação precoce na Taça de Portugal.
O Moreirense deverá querer voltar a surpreender a formação de Vítor Bruno e , assim, regressar às vitórias, depois da derrota contra o Nacional. Em contrapartida, o FC Porto pode conseguir o terceiro triunfo consecutivo e somar mais três pontos importantes, de forma a não perder espaço para os rivais na corrida pela liderança do campeonato.
Momento de forma
O FC Porto deixou para trás a sequência de quatro jogos sem vencer, ainda que esteja longe de ter regressado ao melhor nível. Nos últimos dois duelos, venceram diante do Midtjylland e Estrela da Amadora, em jogos relativos à Liga Europa e Primeira Liga.
Os pupilos de Vítor Bruno não perdem há cinco jogos, uma vez que registaram dois empates e três triunfos. No campeonato nacional, ocupam a terceira posição, após terem sido ultrapassados pelo Benfica que venceu a jornada em atraso. A defesa portista é a que menos sofre até ao momento, tendo sofrido apenas nove golos. No ataque, os números são positivos, já que se têm destacado como uma equipa goleadora ao assinalarem 33 golos.
O Moreirense tem surpreendido em alguns jogos, principalmente contra os 'três grandes'. Para além de terem feito o Benfica perder pontos na quarta jornada da liga, venceram o Sporting na 13.ª ronda e eliminaram o FC Porto na Taça de Portugal.
A equipa de Moreira de Cónegos vai a jogo este sábado depois de terem perdido na mais recente partida, diante do Nacional por 1-0. Ainda assim, a confiança poderá estar elevada, se tivermos em conta que o último encontro com os portistas deixou boas memórias. No campeonato estão num lugar confortável à frente do Famalicão e atrás do Vitória de Guimarães. Até ao momento, ocupam o sétimo posto com 20 pontos, depois de terem alcançado seis vitórias, dois empates e seis derrotas.
Histórico de confrontos
Já se realizaram 32 jogos entre o Moreirense e o FC Porto, nas várias competições nacionais. Os dragões venceram grande parte dos duelos com 23 triunfos contra os três do Moreirense. Pelo meio, registaram-se seis empates entre os dois clubes. Também no número de golos marcados o saldo é mais favorável para a formação orientada por Vítor Bruno, que marcou por 69 vezes, ao contrário dos 23 tentos assinalados pela equipa de Moreira de Cónegos.
Os dois emblemas já disputaram 17 jogos no terreno do Moreirense e foi em casa que a equipa liderada por César Peixoto conseguiu as três vitórias conquistadas, bem como os seis empates. Os dragões venceram oito jogos, o que significa que o Moreirense é um adversário temível e tem dificultado a vida à equipa portista.
No último duelo foi isso que aconteceu, depois de a equipa de Moreira de Cónegos ter eliminado o FC Porto na quarta eliminatória da Taça de Portugal. A partida aconteceu esta temporada, a 24 de novembro, e terminou com uma superioridade da equipa da casa por 2-1 diante dos azuis e brancos.
O que dizem os treinadores
César Peixoto, treinador do Moreirense: “Quem joga para empatar normalmente perde. O FC Porto é superior. É difícil ganhar-lhes duas vezes, mas também era difícil empatar com o Benfica, num jogo em que merecíamos ganhar (1-1), vencer o Sporting (2-1) e também o FC Porto. Temos de acreditar no fator ‘casa’. Vamos lutar pelos três pontos, sabendo que o FC Porto é melhor. Um ponto seria bom, três melhor. Nunca poderia cumprir uma semana de trabalho para jogar para o empate.”
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Não encontramos réplicas iguais de jogos, mesmo defrontando os mesmos adversários. Por muito idênticos que sejam, não conseguimos encontrar cópias daquilo que encontrámos no passado. Na Taça da Liga o Moreirense apresentou-se com várias alterações em relação ao onze-tipo, na Taça de Portugal já estiveram mais aproximados do onze mais utilizado. É um adversário bem montado e organizado, com uma identidade muito própria. Vai obrigar-nos a estar com um olhar super atento. Quero muito ganhar porque é um momento importante do campeonato"
Árbitro
Fábio Veríssimo foi o árbitro escolhido para dirigir o Moreirense-FC Porto em Moreira de Cónegos, pelas 20h30. O juiz da AF Leiria vai estar acompanhado pelos assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, enquanto o quarto árbitro será Vítor Ferreira. No sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Vasco Santos e João Bessa Silva.
Comentários