O Rio Ave recebe esta sexta-feira à noite o Benfica, em jogo da 34ª e última jornada da Primeira Liga. Com tudo definido em termos de classificação, a partida servirá como o último adeus a duas figuras de águias e rioavistas. Rafa Silva e Ukra farão os seus últimos minutos com os respetivos emblemas, esperando-se assim estádio cheio para a despedida dos dois jogadores.

Momento de forma

É um Rio Ave totalmente tranquilo aquele que subirá ao relvado do Estádio dos Arcos. O triunfo na 32ª jornada diante do Vitória SC, juntamente com a derrota do Portimonense em Alvalade, garantiu duas últimas jornadas pacíficas para os lados de Vila do Conde.

Nas últimas dez partidas, os vilacondenses contam com duas vitórias (Gil Vicente e Vitória) e oito empates. Os comandados de Luís Freire são a equipa da Primeira Liga com mais empates registados (18), mais de metade dos jogos realizados.

Afastado por completo da luta pela manutenção, o jogo diante do Benfica apresenta-se com um objetivo muito concreto para o Rio Ave, que pode pela primeira vez terminar a segunda volta da Liga com apenas uma derrota registada (Famalicão, 22ª jornada).

Do lado do Benfica a partida servirá única e exclusivamente para cumprir calendário. Depois da despedida do Estádio da Luz, Rafa poderá fazer efetivamente o seu último jogo com a camisola encarnada, marco que também se poderá estender a Angel Di María, que está prestes a ver terminado o seu contrato com os encarnados, não se sabendo ainda por onde passará o seu futuro.

As águias registam seis vitórias, um empate e três derrotas nos seus últimos dez encontros, a última das quais em Famalicão para o campeonato, e que acabou por confirmar o rival Sporting como novo campeão nacional. Foi precisamente fora da Luz que o Benfica perdeu a maioria dos pontos na edição 23/24 da liga, com quatro derrotas e dois empates nos dezasseis jogos realizados até ao momento.

Histórico de confrontos

Este será o 69º embate entre Rio Ave e Benfica. No total dos encontros, os encarnados levam clara vantagem, com 52 vitórias, contra apenas cinco dos vilacondenses. No que ao campeonato diz respeito, as duas equipas já se defrontaram por 57 vezes com igual domínio das águias (43 vitórias contra 4 do Rio Ave).

Se atentarmos aos jogos feitos apenas em Vila do Conde, o clube da Luz continua em vantagem, tendo alcançado 18 vitórias, contra 4 dos nortenhos, em 28 partidas.

Na última visita a casa do Rio Ave, o Benfica saiu com uma vitória por 0-1. Na 26ª jornada da Primeira Liga, edição 2022/23, os encarnados venceram graças a um golo solitário de Gonçalo Ramos aos 46 minutos.

Já na presente época, no jogo da primeira volta, as águias venceram na Luz por 4-1, graças aos golos de António Silva, Di María, Marcos Leonardo e João Mário.

O que dizem os treinadores

Luís Freire, treinador do Rio Ave: “Temos 11 jogos seguidos sem perder, e queremos acabar bem o campeonato, mantendo a invencibilidade. É um momento para desfrutar e mostrar a qualidade dos nossos jogadores. É um bom desafio para acabar época, mas temos de nos superar”

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Queremos vencer, somar mais três pontos, foi uma época muito exigente para os jogadores, mas temos mais este jogo para fazer. Boa oportunidade para mostrar atitude, caráter, e é o que queremos neste último jogo. Podemos dar uma boa resposta no campo. Perdemos o primeiro jogo da época com o Boavista e queremos acabar bem contra o Rio Ave."

O árbitro

David Silva foi o escolhido para dirigir a partida entre vilacondenses e encarnados. O árbitro da Associação de Futebol de Porto será auxiliado por Andreia Sousa e Nelson Cunha. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Oliveira e Ângelo Carneiro.

O juiz de 30 anos faz o seu segundo jogo na Primeira Liga, o primeiro envolvendo rioavistas e águias.