É já este sábado que o Sporting se desloca ao estádio D. Afonso Henriques para o sempre difícil confronto frente ao V. Guimarães.

Com o aproximar do final do campeonato, os leões sabem que estão impossibilitados de perder pontos e só um triunfo interessa para colocar pressão sobre o líder FC Porto que no domingo se desloca ao estádio do Bessa para defrontar o Boavista.

O V. Guimarães tentará naturalmente somar pontos para assim evitar a aproximação do Estoril ao sexto lugar (dois pontos separam as duas equipas). O quinto lugar está mais longe, com o Gil Vicente já a nove pontos de distância

Momento das equipas

O Sporting chega a este confronto depois de ter somado três triunfos consecutivos para a Liga, frente a Moreirense (0-2), Arouca (2-0) e Estoril (3-0). A última derrota da equipa de Rúben Amorim teve lugar na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao FC Porto (1-2).

O V. Guimarães também vem de dois triunfos consecutivos, obtidos frente ao Marítimo (0-1) e Famalicão (2-1).

O Sporting é segundo classificado, com 64 pontos, atrás do FC Porto, com 70, enquanto o Benfica é terceiro, com 58. O V. Guimarães é sexto classificado com 36 pontos. O V. Guimarães ocupa o sexto lugar da classificação com 36 pontos.

Confronto entre as duas equipas

Na primeira volta, os campeões nacionais venceram o V. Guimarães na 10.ª jornada em Alvalade. O único golo da partida foi apontado por Sebastián Coates (31´).

No que diz respeito ao histórico de confrontos entre os dois emblemas, os leões impuseram claramente o seu domínio no reduto vimaranense. O Sporting soma 38 vitórias, contra 23 empates e 15 vitórias da equipa minhota. Os leões de Alvalade apontaram ainda 130 golos no terreno do adversário e sofreram 83.

Jogadores disponíveis

Rúben Amorim recebeu esta semana uma boa notícia, depois de Gonçalo Inácio ter recuperado de uma gripe. O central foi baixa de última hora para Moreira de Cónegos e falhou também o início dos treinos de preparação para o embate em Guimarães.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim

"Dicas do Edwards sobre o V. Guimarães? "Seria difícil tirar-lhe alguma coisa (risos). Ele tem de perceber bem a forma como jogamos e está cada vez melhor. Já conhecemos bem a equipa e já defrontámos algumas equipas do Pepa. O facto de o Edwards estar do nosso lado ajuda, porque era um jogador perigoso sempre que jogávamos contra eles. Não houve nenhuma chamada especial ao Edwards, nem tentámos tirar alguma informação dele. Fizemos a nossa observação. Ainda está numa fase em que se adapta à nossa equipa e esse é o nosso foco."

Pepa: “Vamos encontrar uma grande equipa, campeã nacional com todo o mérito, este ano com uma ou outra nuance, reforçou-se bem, com o 'nosso' Marcus Edwards, que é fantástico e que também dispensa apresentações, um talento impressionante, e com o Slimani que veio ajudar muito. O Sporting ficou fortíssimo, mas nós estamos no nosso melhor momento e queremos dar sequência a isso”, disse na antevisão da partida.

Árbitros

Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir a partida em Guimarães. O juiz da AF Leiria vai ter Pedro Mota e Nuno Pereira como assistentes e Flávio Lima no papel de quarto árbitro. Bruno Esteves estará no VAR, assistido por Pedro Martins.

O V.Guimarães-Sporting, da 2.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h30 desta segunda-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.