O Sporting recebe, este sábado, o V. Guimarães e a prioridade é máxima: Somar pontos e sacudir assim a pressão que se acumula depois de uma sequência de resultados negativos. A derrota em Arouca, mas sobretudo a eliminação dramática da Liga dos Campeões frente ao Eintracht Frankfurt (1-2) adensam o momento mais negro da era Amorim.

Em relação a jogadores indisponíveis para o clássico em Alvalade frente ao Vitória minhoto, Daniel Bragança, Luís Neto e Nuno Santos são baixas confirmadas no conjunto orientado por Rúben Amorim.

Os verdes e brancos precisam assim de se encontrar, tentando assim salvar alguns dos objetivos que sobram de uma época que até agora tem estado muito aquém das expetativas. Os números esses não têm sido nada animadores. Em 18 jogos oficiais esta época, o Sporting somou oito vitórias, oito derrotas e dois empates.

O que tem saltado à vista também, para além debilidade defensiva, são os 14 golos averbados na Liga. Mas é também, e sobretudo, a fraca produção ofensiva dos leões, com apenas 21 golos marcados no campeonato, em onze jornadas disputadas. Os leões precisam rapidamente de somar pontos, para não perderem o comboio da Champions, já que a liderança do campeonato parece neste momento uma miragem com os verdes e brancos a já 12 pontos do Benfica.

Pela frente o Sporting tem pela frente o Vitória de Guimarães, um conjunto moralizado, que somou quatro vitórias nos últimos quatro jogos, frente a  Famalicão (3-2), Boavista (3-2), Canelas 2010 (1-3) e Paços de Ferreira (0-1). Foi ainda a única equipa no campeonato a quem o Benfica não ganhou, depois do empate a uma bola no estádio da Luz.

Os vimaranense ocupam neste momento a quarta posição com 20 pontos, com seis vitórias, dois empates e três derrotas, à frente do Sporting que é sexto classificado, com menos um ponto.

Histórico

Os duelo entre Vitória Sport Clube e Sporting são longos e carregados de significado. No total as duas equipas mediram forças em 168 ocasiões, com 25 vitórias para os vimaranenses, 36 empates e 107 triunfos para os leões.

Nos jogos em Alvalade para o campeonato, o Sporting venceu em 58 ocasiões, empatou 12 vezes e somou sete derrotas. No ano passado, os verdes e brancos impuseram-me por 1-0, com um golo apontado por Sebastián Coates.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Queremos ser dominadores. Jogando em casa ou fora, espero sempre que a equipa seja dominadora. Temos de controlar bem as saídas do Vitória, temos de ser melhores nas bolas paradas e temos de fazer golos. Espero um Sporting forte, como espero um Vitória forte"

Moreno, treinador do V. Guimarães: "Sabemos bem quem vamos encontrar, e não nos iludimos minimamente com o momento do Sporting. Vamos para Lisboa para conquistar os três pontos e, se não conseguirmos, que seja por mérito do adversário e não por receio nosso"

Arbitragem

O encontro entre o Sporting e o Vitória SC será dirigido pelo árbitro Manuel Mota. Será auxiliado por Jorge Fernandes e Nuno Eiras. O quarto árbitro é João Pinho. Tiago Martins vai estar no VAR e André Campos no AVAR.