Sporting e Vizela medem forças esta sexta-feira, a partir das 21h15, no Estádio José Alvalade, no encontro que abre a 17.ª e última jornada da primeira volta da I Liga 2022/23.
Os leões vão tentar regressar aos triunfos, depois de dois jogos seguidos sem vencer, que interromperam a maior série vitoriosa da temporada da turma de Rúben Amorim. Já o Vizela vem de um triunfo claro sobre o Marítimo, equipa que curiosamente havia derrotado o Sporting na ronda anterior.
Momento de forma
A essa derrota com o Marítimo, na 15ª jornada, por 1-0, seguiu-se para o Sporting um empate a duas bolas na Luz na última jornada. Os verdes e brancos estão assim numa série de dois jogos seguidos sem ganhar, mas antes vinham de vinham de sete vitórias consecutivas no conjunto de todas as competições, série na qual apontaram 26 golos e sofreram apenas um.
A jogar em casa, o Sporting vem de cinco vitórias seguidas no conjunto de todas as provas, não tendo sofrido qualquer golo nessas cinco partidas. A turma de Alvalade ocupa, atualmente, o 4.º lugar da tabela, com 29 pontos, a sete pontos do 3.º, o FC Porto, a oito do 2.º, o SC Braga, e a 12 do líder isolado, o Benfica.
Quanto ao Vizela, que no início de dezembro mudou de treinador, trocando Álvaro Pacheco por Manuel Tulipa, somou três vitórias nas últimas quatro jornadas da I Liga, batendo Marítimo (casa, 3-0), V.Guimarães (casa, 3-0) e Paços de Ferreira (fora, 2-0). Pelo meio perdeu com o Famalicão (fora, por 2-1) e para a Taça da Liga perdeu com o FC Porto e empatou com Mafra e Chaves.
Quer isto dizer que, nos últimos sete jogos no conjunto de todas as provas os vizelenses contabilizaram três vitórias, dois empates e duas derrotas. Fora de casa, contudo, o Vizela só venceu um dos últimos sete jogos que disputou (no já referido triunfo em Paços de Ferreira). O Vizela ocupa, atualmente, o 9.º posto da tabela classificativa, com 21 pontos.
Histórico de encontros
Este vai ser o nono embate da história entre Sporting e Vizela e os anteriores oito terminaram, todos eles, com vitória leonina. Na época passada, o Sporting venceu por 3-0 em Alvalade (com dois golos de Pedro Gonçalves e um de Paulinho) e por 2-0 em Vizela (com mais um golo de Pedro Gonçalves e outro de Daniel Bragança).
Em cinco receções ao Vizela até à data, o Sporting somou então cinco vitórias, tendo marcado 15 golos e sofrido apenas um.
O primeiro encontro de sempre entre as duas equipas teve lugar nos quartos de final da Taça de Portugal de 1983/84. Então treinado pelo checoslovaco Jozef Venglos, o Sporting venceu por 2-0, com golos de Romeu e do búlgaro Kostov.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Os jogadores da frente do Vizela têm muita qualidade e são jogadores com bastante definição. O Nuno Moreira, o Kiko Bondoso e o Samu são muito virtuosos e podem criar-nos muito problemas. Têm dois centrais inteligentes e dois laterais que sobem bem. Um jogo que vai ser complicado, contra uma equipa que está tranquila na classificação. A pressão está do nosso lado. Queremos vencer e não sofrer golos contra uma equipa que marca muitos golos"
Manuel Tulipa, treinador do Vizela: "Sabemos do poderio do adversário, da qualidade do seu jogo, mas não queremos modificar as nossas prioridades. Para termos bola precisamos de estruturar bem o nosso posicionamento, para que o Sporting, por outro lado, tenha dificuldade em pressionar, sendo esse um dos seus pontos fortes a que temos de estar atentos. Queremos não ceder espaço ao adversário a defender, mas, quando tivermos a bola, estar preparados para atacar. Não vamos a Alvalade fazer uma partida somente a pensar em proteger a nossa baliza".
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, para dirigir o encontro. A auxiliar Rui Costa estarão João Bessa Silva e Carlos Martins, enquanto que o quarto-árbitro será Marco Cruz. Na Cidade do Futebol estará Bruno Esteves enquanto videoárbitro, auxiliado por Ricardo Baixinho.
Esta será a segunda vez que o juiz portuense irá apitar um jogo dos leões na presente temporada. O primeiro ocorreu na deslocação da equipa de Alvalade a Arouca, tendo a equipa verde e branca saído derrotada por 1-0. Rui Costa esteve, por outro lado, em duas partidas do Vizela esta época: no recente triunfo por 3-0 sobre o V.Guimarães e num empate ante o Chaves logo na 3.ª jornada.
Comentários