O Sporting recebe este domingo em Alvalade o Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 30ª jornada da Primeira Liga. Depois de acertar o calendário diante do Famalicão, os leões têm agora sete pontos de vantagem no comando do campeonato, estando assim cada vez mais perto da conquista do título.
Nessa caminhada, os verdes e brancos têm agora pela frente a última equipa que lhes conseguiu vencer esta época na Primeira Liga, e que ainda luta pelo terceiro lugar da competição.
Momento de forma
O Sporting surge nesta partida catapultado pelas recentes vitórias no campeonato, e que deixaram os leões com sete pontos de vantagem na liderança da liga. Desde que começou a segunda volta, os comandados de Rúben Amorim apenas deixaram pontos em Vila do Conde ao empatar com o Rio Ave; de resto tem sido um leão dominador aquele que se tem mostrado na Primeira Liga, especialmente na segunda metade da prova.
Evidência disso mesmo é o facto do clube de Alvalade ter somado apenas duas derrotas para o campeonato, a última das quais precisamente contra o adversário desta noite, no dia 9 de dezembro do ano passado, por 3-2.
Para além da série vitoriosa, o Sporting tem ainda como 'bónus' anímico o facto de estar a apenas três triunfos da conquista do título de campeão, e que até podem ser menos, caso o rival Benfica perca pontos entretanto. É assim o leão super motivado aquele que deverá estar presente em Alvalade.
Quanto à equipa, Rúben Amorim tem algumas limitações, principalmente no setor defensivo; Diomande e Esgaio vão falhar o jogo devido a castigo, enquanto que Matheus Reis e Geny Catamo estão em dúvida devido a lesão.
Apesar do bom momento verde e branco, não se avizinham facilidades para os leões. Isto porque do outro lado da barricada está um Vitória SC que, apesar da recente eliminação da Taça de Portugal perante o FC Porto, atravessa um bom momento. Os vimaranenses somaram no Dragão o seu segundo jogo consecutivo sem triunfos, mas ainda sonham com o pódio da Primeira Liga.
Para tal, os comandados de Álvaro Pacheco vão procurar repetir o triunfo da primeira volta e voltar a bater um 'grande' no seu reduto, isto depois de já ter derrotado o FC Porto para o campeonato. Para esta difícil tarefa, o técnico dos 'conquistadores' não poderá contar com os castigados Bruno Gaspar e Jorge Fernandes, assim como do lesionado João Mendes.
Histórico de confrontos
Este será o 172º embate entre leões e conquistadores. A equipa de Alvalade tem uma considerável vantagem neste aspeto, tendo vencido 109 dos anteriores 171 jogos. Se olharmos apenas para jogos relativos ao campeonato, a supremacia verde e branca mantém-se com 99 triunfos contra apenas 15 dos vimaranenses.
Uma diferença que se torna ainda maior se tivermos em conta as partidas realizadas no Estádio de Alvalade, onde os leões saíram vitoriosos em 64 dos 83 encontros, contra apenas sete da formação de Guimarães.
Nas últimas doze visitas do Vitória, o Sporting venceu dez e consentiu somente dois empates, tendo marcado 28 golos e sofrido apenas cinco.
Para encontrarmos o último triunfo dos vitorianos teremos de recuar à temporada 2010/2011. À 10ª jornada, o Vitória de Manuel Machado venceu o Sporting de Paulo Sérgio por 2-3, graças a um golo de Bruno Telles e a dois de Tiago Targino.
Na última temporada os leões bateram o Vitória por claros 3-0 em jogo da 12ª jornada; dois golos de Marcus Edwards e outro de Morita deram os três pontos à equipa de Rúben Amorim.
O que dizem os treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Vitória foi a última equipa que nos ganhou, não a que nos tirou pontos. Sabemos o que representa aquela equipa, juntou-se também um excelente treinador que retira muito da equipa, têm feito excelentes resultados. Estamos preparados. Se o Vitória tem objetivos, nós também temos".
Álvaro Pacheco, treinador do Vitória SC: "Para estarmos perto de ganhar, temos de estar perto da nossa essência. O nosso adversário vai estar com estádio cheio. A última derrota do campeonato do Sporting foi com o Vitória [na 13.ª jornada]... porque fomos Vitória SC. Espero que sejamos capazes de estar tranquilos, de nos abstrairmos do ambiente e de nos focarmos no nosso jogo".
O árbitro
Cláudio Pereira foi o escolhido para dirigir a partida deste domingo. O árbitro da Associação de Futebol de Aveiro será auxiliado por Tiago Costa e André Almeida. Já a dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Costa e Carlos Martins.
É a quinta vez que o juiz portuense dirige um jogo dos leões esta época para o campeonato. Nas outras quatro ocasiões, todas elas em Alvalade, o Sporting venceu sempre (2-0 ao Rio Ave, 3-1 ao Gil Vicente, 5-1 ao Estoril e 3-2 ao Farense).
No que toca ao Vitória SC, Cláudio Pereira faz a sua estreia esta época, isto depois de ter apitado três jogos dos vimaranenses na época passada, dos quais resultaram dois triunfos e um empate para a formação minhota.
Comentários