A pressão de um Clássico é sempre grande, mas António Simões reconhece que a pressão poderá ser maior sobre o Benfica caso perca esta sexta-feira diante do FC Porto, em jogo da 13ª jornada da I Liga de futebol.

O antigo futebolista do clube da Luz e da seleção portuguesa assume que um eventual desaire da equipa comandada por Rui Vitória poderá deixar marcas nos jogadores para o resto do campeonato e que este não apenas mais um jogo, fruto da "sua influência psicológica enorme" e que vai além dos três pontos.

"Este jogo tem uma importância acrescida, porque estamos a falar de dois candidatos ao título. São três pontos numa disputa direta e que têm influência no resto do campeonato, mas têm ainda mais no ‘day after'", afirma o ‘magriço' do Mundial de 1966, em declarações à Lusa.

A jogar à distância está também o Sporting, intrometido no segundo lugar (30 pontos) e entre os dois rivais deste Clássico. No entender de António Simões, o facto de os ‘leões' poderem capitalizar sobre este jogo não altera a pressão sobre ‘dragões' ou ‘águias' para o jogo, mas posteriormente pode pesar sobre o Benfica por ter de perseguir não um, mas dois rivais.

"A pressão é a mesma. O resultado do jogo é que pode aumentar essa pressão se o Benfica perder. A pressão de o Sporting estar descansadamente a assistir ao jogo não me parece que tenha qualquer influência. O melhor resultado para o Sporting é o Benfica não perder", afiança o ex-jogador, de 73 anos.

O facto deste clássico ter lugar no Estádio do Dragão é outro aspeto não negligenciável na abordagem ao encontro. Embora considere que tal situação vem perdendo algum efeito, António Simões salienta a importância das referências de jogar em casa para a formação portista, orientada por Sérgio Conceição.

"[O jogo ser no Dragão] Já tem influência. Nos últimos dez anos a diferença diminuiu entre jogar em casa e jogar fora, mas, pela ordem psicológica, o fator casa tem muita influência, porque há referências e uma identificação mais forte com os jogadores", observa, manifestando também a sua expectativa de um "grande jogo".

O FC Porto, primeiro classificado, com 32 pontos, recebe esta sexta-feira, às 20:30, o Benfica, terceiro, com 29, em jogo da 13ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcado para o Estádio do Dragão, num jogo para o qual ainda não é conhecida a equipa de arbitragem.