Este artigo tem mais de 10 anos
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz.
O antigo internacional António Sousa lembra-se de Eusébio como “o maior”, considerando que a antiga estrela do futebol português tinha uma dimensão superior ao país.
“É mais do que Portugal. Eusébio representa uma mão cheia e faz parte do Mundo e do Mundo do futebol”, sintetizou à agência Lusa o ex-jogador, que competiu ao lado do “pantera negra” no início da carreira.
Sousa diz recordar “perfeitamente” o dia em que Eusébio chegou ao Beira-Mar: “Tinha eu 19 anos e ele 33, salvo erro. Era um miúdo. Nessa altura, como é normal, quando vimos entrar uma figura como Eusébio - que considero um monstro, pela positiva - naturalmente que ficamos desconfiados e a olhar uns para os outros”.
“Aquilo que nos tocou fundo em relação à sua entrada - e apesar da sua idade e de ser quem é – é que eu era um miúdo de 19 anos e o Eusébio tratava-me por ‘você’. Mostra que, como homem e figura, a sua simplicidade fez dele aquilo que vai continuar a ser e perdurará para toda a vida”, completou.
António Sousa conta que sempre tratou o amigo por “o maior” e revelou que nos anos 90, “quando ele só treinava e tinha cinquenta e tal anos”, assistiu, quando passaram férias juntos, a crianças estrangeiras a abordá-lo, “cientes da sua identidade”.
Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.
Comentários