Rui Águas alinha no discurso de Rui Vitória: O Benfica está na liderança por mérito e não por erros de arbitragem. Em entrevista ao SAPO Desporto, o treinador e antigo jogador dos ´encarnados` elogiou o trabalho de Rui Vitória na Luz. Sobre as polémicas a volta da arbitragem, o antigo avançado ´encarnado` sublinha que são formas de outros clubes desculparem-se com os seus próprios erros.

"O que eu acho é que as pessoas têm dificuldade em reconhecer os próprios erros e concentram os erros em terceiros e nunca em si mesmos, nas aquisições falhadas, nas estratégias erradas e houve várias nos clubes que eu estou a referir [rivais do Benfica]. Há sempre erros, mas os erros acabam por prejudicar mais uns que outros e isso não parece propositado, e as pessoas têm vindo a tentar que pareça. Acho que as coisas atingiram o limite do razoável. Os adeptos mais fanáticos gostam desse tipo de discurso, de desvalorizar o rival, mas não me parece o melhor caminho", reconheceu Rui Águas.

Rui Vitória ultrapassou a fase de desconfiança inicial para conseguir números impressionantes na Luz. Rui Águas dá o mérito ao técnico ribatejano que tem encontrado sempre soluções, mesmo nos períodos conturbados, com lesões de vários jogadores.

"Tendo em conta o início e a transição, dificilmente poderia ser melhor este trajeto [de Rui Vitória]. Este período de Rui Vitória tem tido como principal figura o próprio treinador. Rui Vitória tem tido enorme mérito contra a desconfiança geral dos próprios adeptos numa primeira época em que acaba por ser campeão. E nesta época ultrapassou um período de lesionados consecutivos e isso acabou por ser decisivo", comentou o técnico, na entrevista ao SAPO Desporto.

Para Rui Águas, este ciclo de vitórias do Benfica "tem tudo a ver com uma dinâmica global devido a uma postura muito séria, muito objetiva", do treinador que tem "sido muito calmo, muito humilde". Apesar da "vantagem boa" de seis pontos para o FC Porto e oito sobre o Sporting, o antigo selecionador de Cabo Verde frisa que esta não é definitiva para se chegar ao título.

"Tudo depende das questões emocionais. Em dois jogos consecutivos as coisas se podem transformar. Falta muito tempo ainda", comentou, Rui Águas, que falou ainda do regresso de Jonas.

"Jonas é o melhor jogador do Benfica e como tal, os melhores jogadores cabem sempre e têm sempre mais influência que os outros. A qualidade com ele é diferente para melhor. É mais um recurso que o Benfica recupera", atirou.