Luís Godinho foi o árbitro escolhido pela Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-FC Porto, jogo da 33.ª jornada da I Liga.
O árbitro da Associação de Futebol de Évora, internacional desde 2017, vai dirigir pela quinta vez um clássico, o segundo entre 'águias' e 'dragões', depois de ter estado no empate 1-1, no Estádio do Dragão, no Porto, da 14.ª jornada da edição 2020/21 da I Liga.
Ainda na época passada, o juiz de 36 anos, dirigiu o empate 2-2 entre Sporting e FC Porto, da quarta jornada, depois de ter arbitrado dois dérbis lisboetas em 2018/19, caso da vitória caseira do Benfica frente aos 'leões', por 2-1, nas meias-finais da Taça de Portugal, e do empate 1-1 entre os dois rivais, na terceira jornada do campeonato, também no Estádio da Luz.
Na presente temporada, Luís Godinho já arbitrou três jogos do Benfica, o último dos quais a derrota por 3-2 na visita ao Sporting de Braga, depois dos triunfos nos terrenos de Vizela, por 1-0, e Vitória de Guimarães, por 3-1.
Esteve também em dois encontros do FC Porto, caso do triunfo no terreno do Moreirense, por 1-0, e da vitória em casa diante do Vitória de Guimarães, por 2-1.
Benfica com mais triunfos que FC Porto com Godinho a apitar
Curiosamente, Luís Godinho já apitou o Benfica e o FC Porto em 18 ocasiões cada. Dos 18 jogos que dirigiu diante do Benfica, os Encarnados só perderam uma vez, exatamente o último, diante do SC Braga por 3-2, na 28.ª jornada da I Liga 2021/22. Um jogo em que as Águias contestaram a falta que deu origem ao primeiro golo do SC Braga.
De resto, os Encarnados só não ganharam mais dois jogos com o eborense no apito: exatamente o clássico da época passada no Dragão (1-1) e o dérbi na Luz diante do Sporting, na 3.ª ronda da I Liga 2018/19.
Os outros 15 jogos foram vencidos pelo Benfica, alguns de forma clara, como os 6-0 ao Vitória de Setúbal em 2017/18, os 6-0 ao Marítimo na época seguinte e os 5-1 em casa do Famalicão na temporada 2020/21.
FC Porto com menos sorte com Godinho. Árbitro ameaçado de morte após jogo dos Dragões
Com o FC Porto a conversa já é diferente. Dos 18 jogos que dirigiu com os azuis e brancos, a formação nortenha somou duas derrotas, três empates e 13 vitórias.
Antes dos dois jogos desta época, o FC Porto tinha empatado os últimos três encontros com Luís Godinho no apito.
O juiz da Associação de Futebol de Évora esteve no centro das atenções na época passada no empate a uma bola entre o SC Braga e o FC Porto, jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.
O eborense expulsou Luis Díaz (agora no Liverpool), depois de um lance em que o colombiano remata à baliza do SC Braga e acaba por atingir a perna direita de David Carmo, aos 70 minutos. O central minhoto sofreu uma lesão grave na sequência do lance. Alertado pelo VAR Hugo Miguel, o juiz foi rever a jogada no monitor e mostrou vermelho ao colombiano do FC Porto, gerando indignação nos azuis e brancos.
Nesse mesmo jogo, expulsou, aos 97 minutos, Matheus Uribe no FC Porto, com vermelho direto, deixando os 'dragões' a jogar com nove. O SC Braga empatou pouco tempo tempo depois.
Após o jogo, uma fonte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol disse que Luís Godinho e a sua família tinha recebido "ameaças de morte durante toda a noite, logo após o jogo" e que as autoridades policiais foram de imediato avisadas. A viagem do árbitro de regresso a casa foi monitorizada pela polícia, disse a fonte do Conselho de Arbitragem (CA) .
O juiz eborense já tinha sido muito criticado pelo FC Porto após o clássico com o Benfica na época passada que terminou empatado a um bola no Dragão. Luís Godinho expulsou Taremi com vermelho direto, aos 73 minutos, após entrada feita sobre Otamendi.
Nesse mesmo jogo os 'dragões' queixaram-se do critério disciplinar do árbitro, pedindo cartões amarelos aos jogadores do Benfica em várias ocasiões, principalmente em faltas sobre Corona.
Curiosamente, Luís Godinho tinha sido também o último árbitro a expulsar dois jogadores do FC Porto no mesmo jogo. A 04 de janeiro de 2017, o FC Porto defrontou o Moreirense para a Taça da Liga. Danilo viu um segundo amarelo e foi expulso por Luís Godinho num lance caricato. Depois de uma falta no ataque portista, o juiz do encontro recuava de costas para o meio-campo do FC Porto quando bateu em Danilo. O juiz mostrou o segundo amarelo ao médio e expulsou-o, aos 79 minutos.
Esta era a primeira vez que o juiz da Associação de Futebol de Évora apitava um jogo dos Dragões.
Já na parte final do mesmo jogo, aos 85 minutos, foi a vez de Brahimi ser expulso com duplo amarelo, depois de uma falta sobre um defensor da equipa da casa.
Dos 18 jogos do FC Porto apitados por Godinho, a formação nortenha perdeu dois, todos para a Taça da Liga e empatou três: 1-1 com SC Braga, 1-1 com Benfica e 2-2 com Sporting.
O FC Porto, líder da I Liga com 85 pontos, visita no sábado o Benfica, terceiro com 71, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga, bastando um empate no terreno do rival para se sagrar campeão nacional pela 30.ª vez.
No encontro, marcado para sábado, às 18h00, Luís Godinho vai ter como assistentes Rui Teixeira e Valter Rufo, no videoárbitro vai estar João Pinheiro, enquanto Tiago Martins vai ser o quarto árbitro.
Comentários