Bruno de Carvalho voltou ao facebook, num longo post sobre o que considera serem "temas sérios" que deviam ser discutidos. O presidente do Sporting falou da junção dos casos dos emails aos vouchers, criticou o "silêncio da FPF e Liga" e abordou o que considera ser o medo de Luís Filipe Vieira face às claques do Benfica.
No mesmo post, o líder leonino questiona as ´cartilhas` dos clubes, as claques ilegais e as alianças no futebol português.
Eis as 20 perguntas de Bruno de Carvalho
"1. Porque após investigação se juntou o processo dos vouchers ao dos emails?
2. Porque será que nas televisões 99% dos comentadores "independentes" são do Benfica?
3. Qual as vantagens de dominar a comunicação social e a sua importância para a manipulação de todos os sectores da sociedade?
4. Porque um dia alguém disse que o melhor reforço no futebol era ter elementos chave no poder do mesmo e sua correlação com o caso vouchers e emails?
5. Qual é a melhor forma de esconder um esquema de manipulação do poder que "controlar" a comunicação social?
6. Porque é que se monta um esquema de jornalistas avencados?
7. Qual a verdadeira intenção da cartilha?
8. Porque muita comunicação social branqueia o que se passa e por conta de quais interesses?
9. Porque mantêm a FPF e a Liga tanto silêncio sobre todos estes casos que são públicos (e que muitos os envolvem) e gostam tanto de vir falar do fim do clima de crispação no futebol?
10. Porque as operadoras de TV "ameaçam" tanto com os perigos da crispação do futebol e sua consequente descredibilização e são os canais que elas emitem que têm programas diários de terrorismo comunicacional?
10. Porque as operadoras não condenam este tipo de programas?
11. Porque é que alguns clubes têm medo de alguns chamados grandes? Qual o papel de ter pessoas chave no poder e de dominar a comunicação social nisto?
12. Porque não se coloca a arbitragem e a justiça desportiva em organismos verdadeiramente autónomos e totalmente profissionais?
13. Porque não reconhece a FPF Peyroteo como maior goleador mundial, de todos os tempos, dos campeonatos nacionais (no rácio jogos/golos) perdendo com isso o prestígio mundial que Portugal deveria ter por mérito próprio? Que interesses escondidos existem por trás disto? Porque os sucessivos Governos de Portugal fecham os olhos a isto como se o prestígio do nosso país não fosse uma obrigação sua de defender? Que interesses existem por trás disto?
14. Porque não reconhece a FPF o seu erro e com humildade e respeito repõe a verdade desportiva dizendo que efetivamente, como diz o seu site, os jornais da época e uma sua ata, quem ganhou os Campeonatos de Portugal têm de ser considerados de vez Campeões Nacionais? Que interesses estão por trás disto? Porque será que a comunicação social não tem a coragem de dizer a verdade sobre este assunto? Que interesses existem por trás disto?
15. Porque existem clubes que compram jogadores para emprestar logo de seguida a um outro clube? Porque existiu um clube que fez uma campanha pública de chantagem que deixaria de levar pessoas aos estádios e que com isso matavam os clubes pequenos? E a campanha pública que se os seus adeptos quisessem levavam à falência as TVs e os jornais? Porque se deixou crescer o mito urbano dos 6 milhões que agora já são 14 milhões? Como isso tudo mudou a correlação do poder no futebol? O que se pretendeu com isto? O que se ganhou com isto? Que papel teve no controlo de clubes e da comunicação social e durante muito tempo nas decisões das empresas que patrocinam o futebol?
16. Onde está e como se processa a verdadeira dependência dos que se autointitulam pequenos de alguns grandes?
17. Como mudou o futebol nos últimos 30 anos. Quem idealizou, o que foi feito, como foi feito, quem copiou e quem aperfeiçoou? Quem são os denominadores comuns desses últimos 30 anos e como se têm comportado nesta luta pelo desequilíbrio da "balança"?
18. As claques são ou não são uma forma de poder? Porque LFV tem medo das suas claques? Porque quem tem esse poder não obriga o Benfica a legalizar as suas claques? Que interesses estão por trás disto?
19. Porque se querem alianças no futebol? Qual o verdadeiro significado disto?
20. O que se está a passar neste momento no futebol? Uma luta pela verdade desportiva ou uma luta pelo poder?"
Comentários