Com a derrota do FC Porto na Pedreira e o triunfo do Sporting no Bessa, a I Liga ganhou alguma emoção, já que o título poderá vir a ser decidido na última ronda. É verdade que os Dragões podem fazer a festa já no fim de semana, na receção ao Vizela, mas, para tal, será preciso vencerem e esperar por uma escorregadela do Sporting na receção ao Gil Vicente

Os azuis e brancos lideram a prova com 82 pontos, mais seis que o Sporting, que tem vantagem no confronto direto (vantagem no critério dos golos marcados fora), uma vez que empatou 1-1 em casa e 2-2 no Dragão nos jogos entre os dois emblemas para a prova.

Conceição poderá imitar Villas-Boas e fazer a festa na Luz

Se o FC Porto vencer na receção ao aflito Vizela e o Sporting fizer o mesmo diante do tranquilo Gil Vicente, o título poderá ser decidido na 33.ª jornada. Nessa ronda, o Sporting joga no Algarve com o Portimonense, equipa que já garantiu a manutenção, e o FC Porto na Luz com o Benfica. Aos Dragões poderá bastar um empate para fazerem a festa.

Se tal acontecer, será a segunda vez que o FC Porto fará a festa do título em casa do rival. Na grande época 2010/2011, então com 30 jornadas, o FC Porto de André Villas-Boas venceu o Benfica na Luz por 2-1 na 25.ª jornada e sagrou-se campeão nacional.

Essa temporada foi difícil para o Benfica, treinado por Jorge Jesus, nos duelos com o FC Porto. As duas equipas defrontaram-se cinco vezes e o FC Porto venceu quatro. Começou logo no primeiro jogo da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, que os Dragões venceram em Coimbra por 2-1. No campeonato, além da vitória dos azuis e brancos por 2-1 na Luz onde sagraram-se campeões a cinco rondas do final, destaque ainda para a goleada aplicada aos Encarnados no Dragão por 5-0.

Na Taça de Portugal, o Benfica venceu no Dragão na primeira-mão das meias-finais por 2-0 mas depois perdeu na Luz por 3-1, vendo assim o rival seguir para a final onde viria a bater o Vitória de Guimarães por 6-2 e levantar o troféu.

O título festejado na casa do rival a 03 de abril ficou famoso também pelo facto de o Benfica ter desligado a luz e ligado o sistema de rega do relvado enquanto os Dragões faziam a festa.

Mas o Benfica não quererá ser o 'bombo' da festa e tudo fará para ser a segunda equipa a derrotar o rival FC Porto no campeonato, depois de o Braga ter colocado um ponto final na invencibilidade dos Dragões que já durava há 58 jogos.

Se o Benfica vencer o FC Porto e o Sporting bater o Portimonense nessa ronda, então tudo se decidirá na última jornada: O FC Porto recebe o tranquilo Estoril, o Sporting joga em casa também com o tranquilo Santa Clara.