Terminada a 11.ª ronda da I Liga, é hora de fazer o balanço sobre o primeiro terço do campeonato. A prova está parada para os compromissos das seleções e só será retomada no dia 26 de novembro.

Olhamos para os destaques individuais, centrando na participação em golos, mas também nos minutos disputados. Na questão dos golos, domínio de atletas do FC Porto, equipa que detém o melhor ataque da prova com 29 golos marcados.

Golos

Neste capítulo domina Luis Diaz, extremo do FC Porto. O colombiano é o melhor marcador da prova com nove golos, após o bis no passado domingo diante do Santa Clara. Além dos nove golos, Luis Diaz soma ainda duas assistências, que fazem dele o jogador com mais participações em golos na prova, par do colega Mehdi Taremi. É que o iraniano do FC Porto soma sete golos e quatro assistências, ou seja, tem o 'dedo' em 11 tentos dos Dragões. 22 dos 29 golos do FC Porto com participação direita de Luis Diaz e Mehdi Taremi.

Ainda sobre golos, destaque para Rafa Silva do Benfica, que com cinco golos e quatro assistências, tem envolvimento direto em nove golos dos Encarnados.

Outra figura da I Liga até agora é o jovem francês Simon Banza, do Famalicão. É o jogador com mais bis na prova (3), já conta com sete golos marcados em sete jogos, que fazem dele o jogador com melhor rácio golos/jogo. Aliás, Banza é o segundo jogador que menos tempo precisa para marcar: um golo a cada 86 minutos. Melhor, só mesmo André Luiz do Moreirense, com um golo a cada 60 minutos (leva cinco na prova).

Destaque também para os seis golos de Fran Navarro, do Gil Vicente.

Sobre golos marcados, é preciso destacar o que está a fazer André Luiz no Moreirense. É a 'arma secreta' de João Henriques. Nenhum outro jogador marcou tanto vindo do banco como o avançado brasileiro. Quatro dos cinco golos apontados até agora na Liga foram marcados em jogos em que foi suplente. Curiosamente, sempre que marcou vindo do banco, o Moreirense empatou: Santa Clara (2-2), B-SAD (1-1), Famalicão (2-2) e Paços de Ferreira (1-1).

Bruno Duarte (Vitória de Guimarães), Rafa Silva (Benfica) e Iuri Medeiros (SC Braga) somam dois golos cada como suplentes utilizados.

Na média de golos por jogo, já destacamos Simon Banza, o único com um golo por partida. Luis Diaz é o segundo neste aspeto, com uma média de 0,82 golos por jogo, seguido do seu companheiro Mehdi Taremi (0,64 golos/jogo), do espanhol Fran Navarro (0,6/jogo) e... Pedro Gonçalves, do Sporting, que vem tarde (recuperado após lesão) mas já começa a dar sinais no capítulo do golo (0,57 golo por jogo).

Se marcar um golo é bom, dois é espetacular e três…  é uma raridade. Só Taremi e João Pedro conseguiram-no até agora na I Liga. O iraniano do FC Porto assinou o primeiro hat-trick da prova diante do Tondela na 9.ª jornada (3-1), João Pedro, do… Tondela imitou-o na última ronda: três golos, todos de grande penalidade, na vitória por 4-2 diante do Marítimo.

Antes do hat-trick há o bis e aí 16 jogadores já o conseguiram no primeiro terço da I Liga 2021/22. Mas ninguém bisou mais do que Banza. O jovem avançado francês do Famalicão marcou por duas vezes em três ocasiões na prova até agora. Darwin Nuñes (Benfica), Fran Navarro (Gil Vicente) e Luis Diaz (FC Porto) fizeram-no em duas ocasiões.

Assistências

É mais um domínio do FC Porto, equipa que detém o melhor ataque da I Liga. Otávio é o jogador com mais passes para golo até agora (5), cumprido que está um terço do campeonato. O médio bisou nas assistências na 11.ª ronda ao fazer os passes para os golos de Sérgio Oliveira e Luis Diaz e deixou para trás Fábio Viera, também do FC Porto. Otávio fez as cinco assistências em 10 jogos, o jovem médio dos Dragões fez quatro em oito jogos.

Além de Fábio Vieira, há mais quatro jogadores com quatro passes para golo cada: Ibrahima Camará do Moreirense, Rafa Silva do Benfica, Pêpê Rodrigues do Famalicão e Mehdi Taremi do FC Porto.

Minutos

Apenas 19 jogadores estiveram em todos os minutos disputados nas 11 primeiras rondas.

Do banco, onde os treinadores costumam jogar as últimas cartadas, costumam sair as soluções para os problemas. Já destacamos os quatro golos de André Luiz como suplente no Moreirense, mas há outros que têm merecido sempre a confiança do treinador para mudar os jogos. É o caso do francês Nicolas Janvier. O médio ainda não foi titular na Liga mas foi lançado por Pepa em todos os jogos do Vitória de Guimarães.

Pêpê (FC Porto), Francisco Conceição (FC Porto), Pité (Arouca) e André Luiz entraram a partir do banco em nove dos 11 jogos da I Liga; Tiago Tomás (Sporting), Uilton Silva (Paços Ferreira) e Jean Patrick (Santa Clara) foram suplentes utilizados em oito partidas.