Depois de ser oficializado como reforço do FC Porto, Samuel Portugal falou pela primeira vez como jogador dos dragões, em declarações ao site oficial do clube azul e branco.

"Estou muito grato pelo meu trabalho ter sido reconhecido e por chegar a um grande como o FC Porto. Para chegar aqui, foi bastante difícil. Trabalhei arduamente, focado e determinado, sempre com a consciência de que tudo tinha um propósito. Agradeço a Deus por ter chegado aqui e é mais um objetivo cumprido na minha carreira. Tenho vários, mas agora é um passo de cada vez, sempre focado em busca de novos objetivos", começou por dizer o guarda-redes brasileiro.

Samuel falou também da escolha do número 94 para a sua camisola e de Sérgio Conceição. "É o número da minha data de nascimento. Gostei do 94 e ficou. Sérgio Conceição? Espero muito trabalho, falei com o mister por telefone e amanhã vou conhecê-lo. Sei que a exigência dele é para o bem do clube, para irmos atrás de títulos. Gosto disso e quero que nos juntemos todos em prol do FC Porto", explicou

Samuel Portugal mostrou-se ainda ansioso por conhecer os colegas. "Não conheço ninguém, mas sei que é um grupo fantástico e unido. Há alguns brasileiros na equipa, gosto muito do Pepe, já joguei contra ele e sou fã dele. Quero conhecer toda a gente. Vai ser muito bom trabalhar com todos os guarda-redes. O Diogo é um grande guarda-redes que se tem vindo a destacar na Liga e na seleção, o Cláudio Ramos também tem excelentes qualidades e o Francisco Meixedo não conheço. Quero acrescentar e quem ganha é o FC Porto", concluiu.