Desengane-se quem pensa que o Boavista será uma presa fácil para o FC Porto. Os axadrezados foram das poucas equipas a roubarem pontos ao FC Porto na primeira volta e a segunda a não perder no Dragão. Melhor só mesmo o Benfica que lá ganhou por 2-0.

O encontro entre "dragões" e "panteras" já teve mais emoção no passado mas um dérbi é sempre um dérbi. Até porque, historicamente, o Estádio do Bessa costuma ser um "terreno maldito" para o FC Porto. Os "azuis-e-brancos" apenas venceram dez dos últimos 30 jogos no Bessa. A última vitória data de 27 de outubro de 2003, quando o russo Dimitri Alenitchev deu os três pontos ao FC Porto, num jogo polémico, marcado pela expulsão de Deco.

Depois desse jogo, derrotas por 1-0 na era de Co Adriaanse e 2-1 com Jesualdo Ferreira, empates com Couceiro e Jesualdo.

Após esse encontro, "dragões" e "panteras" mediram forças em mais quatro ocasiões no Bessa, tendo-se registado dois empates e duas derrotas para os "azuis-e-brancos". Convém lembrar que desde 2007/2008 que não se disputam os quentes dérbis da Invicta, depois da despromoção do Boavista pelas instâncias desportivas devido aos casos de corrupção.

O Boavista recebe esta segunda-feira o FC Porto, em jogo da 22.ª jornada da I Liga. O jogo está marcado para às 20h00, no Estádio do Bessa.